Participação e apoio: ADunicamp na VII Jornada de Agroecologia da Bahia


A ADunicamp esteve presente e deu apoio à realização da VII Jornada de Agroecologia da Bahia, que ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. A Jornada é organizada pela Teia dos Povos, com apoio do Fórum Popular da Natureza, entidade também apoiada pela ADunicamp juntamente com a FundaçãoRosa Luxemburgo.

Mais de duas mil pessoas participaram do encontro, entre elas, lideranças e militâncias de diferentes organizações e movimentos sociais de várias regiões do Brasil. Além de tratar de questões socioambientais, o foco da Jornada foi também as lutas em defesa dos territórios indígenas e quilombolas e dos assentamentos de pequenos agricultores do país.

O encontro ocorreu no Quilombo Conceição de Salinas, território de pescadores e pescadoras no município de Salinas da Margarida, às margens da Baía de Todos os Santos. A escolha não foi casual. “Apesar da resolução de Tombamento da área, como acontece em vários territórios quilombolas, aquela comunidade vive sob ataque da especulação imobiliária, apoiada  pela administração municipal. O encontro desta magnitude, que reuniu mais de 2.000 pessoas em cinco dias, dá visibilidade e fortalece a resistência dos quilombolas”, avalia a diretora de Comunicação da ADunicamp, professora Regina Célia da Silva (CEL/Unicamp), que representou a entidade no encontro.

A professora Regina ressalta a importância da atuação da Teia dos Povos na composição dos movimentos socioambientais das mais diversas regiões do Brasil. “A Teia é composta por territórios organizados, por organizações políticas e pessoas desterritorializadas. Os territórios organizados são os núcleos de base e  é deles que deve surgir a diretriz de ação, pois é de onde emerge  a organização. Os coletivos, organizações  e pessoas desterritorizalizadas são chamados de Elos da  Teia, pois são conectores que se ligam aos Núcleos de Base. Há também os parceiros em geral sindicatos, universidades e partidos políticos, mas que não devem dirigir os movimentos da Teia”, relata.

A professora aponta que a organização une hoje os povos originários, movimentos populares, como a União Nacional por Moradia, os sem-teto, quebradeiras de coco, geraizeiros,  caatingueiros, marisqueiras, pescadeores artesanais entre outros, “cujas reivindicações não entraram na pauta de partidos ou gestões ditas progressistas”.

FÓRUM POPULAR

A ADunicamp participou da VII Jornada, lembra Regina, como uma das entidades fundadoras e hoje parte da coordenação nacional do Fórum Popular da Natureza. Para ela, a participação na Jornada também é um marco na decisão da atual gestão da associação, que elegeu como lema a “ADunicamp sempre viva”, e que tem como um de suas metas “cuidar do meio ambiente e das pessoas”.

 “O Fórum é, ao mesmo tempo, um movimento e uma articulação composta por diversas pessoas, coletivos, organizações, povos e movimentos sociais, que, de forma democrática e horizontal, buscam formar uma ampla resistência à destruição planetária e construir alternativas econômicas, sociais e culturais a partir de conhecimentos científicos, de saberes populares e de experiências vividas nos diferentes territórios, promovendo o direito à vida, os direitos humanos, não-humanos e os direitos da Natureza”, afirma, lembrando os princípios estabelecidos pela entidade.

A proposta essencial do Fórum é trazer a questão socioambiental e ecológica para a centralidade da luta política, “compreendendo que ela é transversal e capaz de dialogar e criar sinergia entre as diferentes pautas”.

PAPEL DA UNIVERSIDADE

A professora Regina avalia que a participação da universidade nesses debates que estão em curso na sociedade brasileira é essencial neste momento. Ela lembra que durante o encontro várias lideranças questionaram e mostraram clareza na compreensão de que o modelo atual apresentado pela academia “não é para elas”, ou seja, não contempla suas lutas e demandas.

“A participação em um evento como este nos faz refletir profundamente sobre o projeto de universidade que queremos construir e defender para atender as demandas de uma sociedade complexa, desigual, hierarquizada e violenta; atender as demandas desses povos e não apenas do mercado, de determinadas classes sociais e de um projeto social desenvolvimentista que leva ao exaurimento dos recursos do planeta e ao massacre de comunidades inteiras. A pergunta que fica para mim é: que respostas a universidade, em suas respectivas áreas, irá dar para proteger nosso Capital Humano e nossa Casa Comum?”, questiona ela.

ESPECIAL VII JORNADA DA AGROECOLOGIA DA BAHIA

Confira, abaixo, as matérias produzidas a partir da participação da ADunicamp na VII Jornada de Agroecologia da Bahia. O último item apresenta o relatório de participação produzido pela Profa. Regina Célia da Silva, docente do CE/Unicamp e diretora de imprensa da ADunicamp:

– VII Jornada de Agroecologia reúne centenas de entidades em defesa de territórios e do debate socioambiental

– Teia dos Povo e Fórum Popular da Natureza escrevem uma nova história na luta socioambiental

– Movimentos ampliam o debate da questão ambiental nas periferias urbanas

PODCASTADU | #Ep32 | TEIA DOS POVOS E FPN – A VII JORNADA DE AGROECOLOGIA

Relatório de participação -Profa. Regina Célia da Silva

 

Na foto: Professora Regina Célia da Silva (de azul, ao centro, no lado esquerdo), diretora da ADunicamp e docente no CEL/Unicamp; Ajurimar Bentes de Oliveira (ao fundo, no lado esquerdo), liderança do Movimento Sem Teto de Salvador; Cláudia Suzart (à frente, no lado esquerdo), integrante do Movimento União Nacional por Moradia, da comunidade do Cabula, em Salvador; Elisa Nascimento (a direita, no fundo), paisagista, ativista da comunidade Mata Santa Esmeralda e fundadora do núcleo do FPN de São Paulo; e voluntária do assentamento Terra à Vista, núcleo organizador da Teia dos Povos na Bahia.


2 Comentários

Ajurimar bentds

Adunicamp na pessoa da prfa Regina participou mutuamente com nós povos tradicionais com orientação apoio solidário no diálogo sócio ambiental Gratidão

ADunicamp

[…] LEIA AQUI O RELATO COMPLETO DA PROFESSORA REGINA E AS REPORTAGENS PRODUZIDAS PELA EQUIPE DE COMUNICA… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *