É hora de recompor os salários e exigir que o CRUESP reivindique os diversos descontos indevidos da base de cálculo


“2022 termina com enorme arrocho apesar do comprometimento baixo”, indica o boletim de janeiro de 2023 do Grupo de Trabalho (GT) VERBAS, da Associação dos Docentes da USP (ADUSP). O documento aponta, ainda, que “é hora de recompor os salários e exigir que o CRUESP reivindique os diversos descontos indevidos da base de cálculo”.

Sobre salários e inflação, o documento apresenta um estudo que revela a necessidade de um reajuste de 22,60% para recompor o poder aquisitivo de maio/2012.

O estudo mostra também que o comprometimento das Universidades com folha de pagamento continua entre os mais baixos desde o decreto de autonomia de 1989. Na Unicamp, por exemplo, o comprometimento com pessoal entre janeiro de dezembro de 2022 foi de 74,31%. A média, somando o comprometimento das três Universidades: Unicamp, USP e UNESP, ficou em 70,29%.

Por fim, o boletim mostra que o percentual de repasse para as Universidades, na ordem de 9,57%, não é aplicado ao total do ICMS-QPE, mas sim a um montante que contém descontos importantes como de programas de Habitação, de partes da dívida ativa, entre outros.

LEIA O BOLETIM AQUI

O Boletim GT VERBAS é uma publicação mensal da ADUSP, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre financiamento das Universidades Estaduais Paulistas.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *