Última Atualização: 26 de julho de 2021

A ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – Adunicamp tem como objetivo ser instrumento de luta da categoria dos docentes no âmbito da Unicamp, prezando pela dignidade e proteção dos professores, inclusive de seus dados.

O sigilo de suas informações e a sua privacidade são muito importantes para nós. Quando você nos procura, utiliza nossos serviços ou se associa, tomamos os cuidados necessários para garantir o sigilo, a proteção e o uso adequado dos seus dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018).

Essa Política de Privacidade visa esclarecer e conferir transparência a todo o tratamento de dados pessoais realizado pela Adunicamp e pode ser alterada e atualizada sem aviso prévio, de forma que recomendamos que a consulte regularmente.

  1. CONCEITUAÇÃO
  1. Dados pessoais: qualquer informação fornecida e/ou coletada pela Adunicamp que se relaciona a uma pessoa natural, identificada ou identificável. Ex: nome, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF, dados de localização. Os dados pessoais não incluem telefone comercial, número de celular comercial, endereço comercial, e-mail comercial.
  2. Dados pessoais sensíveis: informação fornecida e/ou coletada pela Adunicamp que trata sobre:
    1. Origem racial ou étnica
    2. Convicção religiosa
    3. Opinião política
    4. Filiação ao Associação ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político
    5. Saúde ou vida sexual
    6. Dado genético ou biométrico, vinculado a uma pessoa natural
  3. Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais.
  4. Controlador: pessoa física ou jurídica a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
  5. Operador: pessoa física ou jurídica que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
  6. Encarregado: pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a ANPD.
  7. ANPD: Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
  8. Direitos dos Titulares: toda pessoa natural tem assegurada a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, intimidade e privacidade. Por isso, a Adunicamp garante que você possa:
    1. Confirmar a existência de seus dados em nosso banco de dados
    2. Ter acesso aos seus dados
    3. Corrigir os dados incompletos, inexatos ou desatualizados
    4. Fazer a portabilidade de seus dados para outra Associação
    5. Eliminar os dados que são coletados e armazenados por meio do seu consentimento
    6. Conhecer as instituições, públicas ou privadas, com quem compartilhamos seus dados
    7. Consentir com a utilização dos dados e retirar seu consentimento quando quiser, desde que ciente das consequências
  1. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS

Na ficha de filiação coletamos os dados necessários para o funcionamento de nossos serviços e para a defesa de seus direitos individuais e coletivos.

Seus dados são coletados quando você comparece a nossa sede, envia e-mails, mensagens de WhatsApp, telefona para nós, se inscreve na nossa Newsletter, utiliza de nossos serviços jurídicos ou fornece suas informações aos nossos diretores.

Podemos receber dados relacionados à sua situação funcional por meio da Unicamp, em especial: sua data de admissão, desligamento e informações de pagamento das contribuições mensais.

Assim, podem ser alvo de coleta, conforme finalidades especificas e base legal aplicável:

  1. Dados pessoais de identificação: nome, CPF, RG, estado civil, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, condição de ativo ou aposentado, departamento, unidade, nível de carreira, regime de trabalho, entre outros.
  2. Dados pessoais de contato: endereço, telefone fixo, celular, e-mail, entre outros.
  3. Dados pessoais sensíveis: data de nascimento, sexo, salário, entre outros.
  1. COMO SEUS DADOS SÃO UTILIZADOS

A Adunicamp usa os dados pessoais para defender os interesses da categoria e representá-la, atuar em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, promover estudos e relatórios, divulgar informativos, campanhas e benefícios, comunicar-se com você e cumprir a lei. Também podemos usar os dados pessoais para outros fins, com ou sem o seu consentimento.

A Adunicamp usa seus dados pessoais legitimada pela adequada base legal. Em algumas circunstâncias, a Adunicamp precisa do seu consentimento; em outras, realiza o tratamento para cumprir um contrato com você, para proteger seus interesses vitais ou de outras pessoas ou, ainda, para cumprir a lei. Também podemos tratar seus dados pessoais quando tivermos legítimo interesse ou houver interesses legítimos de terceiros, levando em consideração seus direitos e expectativas. Se você tiver dúvidas sobre a base legal do tratamento, entre em contato com nosso Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares pelo e-mail lgpdadu@adunicamp.org.br.

A Adunicamp preza pelo tratamento mínimo de dados, mantendo apenas o que compreende os requisitos de finalidade, adequação e necessidade, se comprometendo a manter as melhores medidas de segurança nas operações que envolvam os seus dados, cobrando a mesma postura dos terceiros com quem, por força de relação contratual, precisa realizar algum compartilhamento dos dados.

  1. Defesa dos interesses da categoria e representação

Os dados pessoais são utilizados para a atuação da Associação na defesa dos interesses da categoria docente atendendo aos princípios e objetivos da Associação.

A Adunicamp intermedia negociações coletivas, realiza assembleias e votações, recebe reclamações e denúncias, entre várias outras atividades.

  1. Atendimento jurídico

Os dados pessoais podem ser utilizados no atendimento jurídico, coletivo ou individual, situação em que haverá o compartilhamento de dados com a nossa assessoria jurídica.

Em caso de procedência de demandas coletivas movidas pela Associação, os valores pecuniários obtidos são transferidos aos beneficiários. A Adunicamp poderá, portanto, tratar dados bancários imprescindíveis para os pagamentos/repasses devidos.

  1. Promoção de estudos e relatórios

Por meio da anonimização dos dados, a Adunicamp pode realizar estudos para estabelecer estratégias de atuação enquanto entidade representativa de classe. Tais relatórios podem conter média salarial, quantidade de filiações e desfiliações, inserção e percentual de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas do grupo LGBTQIA+ na Universidade, estudo de condições de trabalho, entre outras informações relevantes.

  1. Divulgação de informativos, campanhas e benefícios

Podemos utilizar os seus dados de contato para fins de veiculação de informativos e campanhas voltadas para o interesse da categoria profissional e de seus dependentes, além de promover informações e campanhas culturais para a categoria e o público em geral, bem como convênios que visem a oferta de benefícios de desconto e promoções aos associados.

Caso não deseje o envio de informativos e demais notícias promovidas pela Adunicamp, o titular de dados poderá requer a sua exclusão das listas, encaminhando um e-mail para lgpdadu@adunicamp.org.br.

  1. Comunicação com o titular de dados

Utilizamos os seus dados para entrar em contato diretamente com você, seja em relação à solicitação de atendimento e informação, pesquisas de satisfação, ou até mesmo para fins associativos, registrando todos os atendimentos realizados.

  1. Utilização de dados sensíveis

Em relação aos seus dados sensíveis, temos, em primeiro lugar, sua condição de associado. É por meio dela que a Adunicamp exerce a defesa dos interesses da categoria e representação, cumprindo com nossa obrigação constitucional.

A sua condição de associado também é utilizada para viabilizar o acesso aos benefícios oferecidos pela Associação: política de descontos por meio de convênios com empresas parceiras, acesso restaurante, eventos e festas.

Os convênios podem ser visualizados no nosso site /.

Em demandas judiciais, pode ser necessário o tratamento de dados pessoais sensíveis relacionados à acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais.

Seus dados bancários poderão ser utilizados para repasse de verbas obtidas judicialmente pela Associação e reembolso de mensalidades pagas indevidamente.

Finalmente, podemos tratar dados de seus dependentes para garantir os mesmos benefícios oferecidos ao associado.

  1. DADOS COMPARTILHADOS

A Adunicamp pode compartilhar dados pessoais com prestadores de serviços vinculados à nossa atividade, nossos parceiros ou terceiros sob sua orientação.

  • Prestadores de serviço: A Associação poderá contratar terceiros para atuar como prestadores de serviços e realizar determinadas tarefas em nosso nome, como processar ou armazenar dados (incluindo dados pessoais). Os prestadores de serviços da Adunicamp devem processar os dados pessoais de acordo com esta Política de Privacidade e de acordo com as nossas instruções. Eles não podem usar os dados pessoais que compartilhamos para seus próprios propósitos e devem apagar ou devolver os dados pessoais assim que atenderem à nossa solicitação.
  • Parceiros: Às vezes, a Adunicamp pode estabelecer parceria com terceiros para viabilizar nossos objetivos e princípios. A Associação exige que os parceiros protejam seus dados pessoais.
  • Terceiros: A Adunicamp pode compartilhar dados pessoais com terceiros sob sua orientação ou com seu consentimento. Poderemos também compartilhar informações sobre você se determinarmos que, para finalidades de segurança nacional, aplicação da lei ou outras questões de importância pública, o compartilhamento é necessário ou pertinente. Poderemos também compartilhar informações sobre você, desde que haja uma base legal para isso, se determinarmos que o compartilhamento é razoavelmente necessário para cumprir os nossos termos e condições ou proteger nossas operações ou usuários.
  1. Jurídico

Para ações judiciais coletivas e/ou individuais, dúvidas e atendimentos jurídicos, a Associação compartilha seus dados com nossa assessoria jurídica.

  1. Com outra associação

Conforme previsto na lei, você tem o direito, mediante requisição expressa, de requerer a portabilidade de seus dados para outra associação. Para tanto, você deverá entrar em contato conosco e nós compartilharemos seus dados com a associação de sua nova base.

  1. Convênios

Alguns dos nossos convênios exige da Associação o compartilhamento de dados pessoais dos associados e/ou seus dependentes, por exemplo: Unimed, Uniodonto, etc. Para fazer uso dos descontos e vantagens, você deverá seguir as instruções do site ou entrar em contato com nosso departamento de convênios.

  1. Eventos

A Associação realiza diversos eventos, físicos e/ou digitais, por exemplo: lives, promoções, festas. Para viabilizar os eventos, precisamos compartilhar os dados dos participantes com empresas parceiras. O compartilhamento será sempre informado, caso a caso, aos participantes, colhendo-se, se o caso, as autorizações devidas.

  1. Contribuições Diversas

Dados dos associados poderão ser encaminhados à Unicamp para a implementação de descontos legais ou negociais.

  1. Desenvolvedores e Suporte

A Associação preza pela segurança de seus dados e, por isso, trabalha com parceiros de desenvolvimento e suporte de softwares. Utilizamos servidor próprio para armazenamento de seus dados pessoais, bem como possuímos sistemas específicos que garantem o tratamento de dados de forma adequada e segura.

O desenvolvimento, manutenção e atualização do nosso site, servidor, sistema de assembleias e votação online e sistemas internos podem ocasionar o compartilhamento de alguns de seus dados com desenvolvedores e suporte, para isso, a Associação, contratualmente, exige de seus parceiros as melhores práticas de segurança.

  1. Motivos legais para divulgação de dados

Em certas circunstâncias, a Adunicamp poderá/deverá divulgar seus dados pessoais, na medida necessária e apropriada, para órgãos governamentais, consultores ou terceiros com o objetivo de cumprir com a LGPD ou com uma ordem ou intimação judicial. Sempre que possível seus dados serão anonimizados antes de tal fornecimento.

  1. GERENCIAMENTO E MANUTENÇÃO DOS DADOS

O Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares, que funciona por meio do e-mail lgpdadu@adunicamp.org.br, visa demonstrar o compromisso da Adunicamp com o acesso a dados pessoais, seja de sindicalizados, funcionários, visitantes, parceiros conveniados, entre outros.

O titular pode, a qualquer momento, solicitar à Adunicamp informações sobre o tratamento dos seus respectivos dados pessoais e exercer os seus direitos enquanto titular.

Os dados coletados pela Adunicamp guardam a finalidade descrita nesta Política de Privacidade e, tendo em vista a natureza da entidade e a representação de classe, podem ser tratados independente do consentimento do titular, desde que se relacionem com outra base legal prevista na Lei Geral de Proteção de Dados.

  1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Adunicamp reforça o intuito de dar transparência ao tratamento dos dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, se comprometendo a implementar os melhores mecanismos de segurança, com protocolos internos de gerenciamento dos dados, além de cobrar o mesmo compromisso por parte dos seus parceiros comerciais e demais colaboradores, com atendimento à estrita finalidade descrita nesta Política de Proteção de Dados.

  1. RESPOSTA DE PERGUNTAS COMUNS
  1. Como faço para saber quais dados são tratados?

A Adunicamp possui um Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares, pelo e-mail: lgpdadu@adunicamp.org.br. Toda dúvida, solicitação, sugestão ou crítica sobre o tratamento de seus dados deve ser encaminhada via e-mail. A equipe da Adunicamp irá analisar a sua solicitação e responder o mais rápido possível.

  1. Como faço para atualizar meus dados?

Caso tenha algum dado que esteja desatualizado, pedimos a gentileza de entrar em contato com o nosso Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares, pelo e-mail: lgpdadu@adunicamp.org.br, para que nosso setor responsável realize a alteração, informando quando o processo for concluído.

  1. Papel do consentimento

O consentimento permite que o titular tenha acesso aos dados e às informações pertinentes ao tratamento de seus dados pessoais, de forma que a resposta deve ser clara e específica para, em seguida, ser disponibilizada de maneira adequada para o titular.

  1. Revogação do consentimento

A qualquer momento o titular dos dados poderá entrar em contato com o Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares da Adunicamp, pelo e-mail: lgpdadu@adunicamp.org.br, e solicitar o cancelamento do consentimento.

  1. Anonimização, bloqueio ou eliminação

O processo de anonimização é a técnica utilizada para remover ou modificar informações que identifiquem uma pessoa. Desta maneira, o dado será considerado anonimizado quando não for possível identificar o indivíduo de origem.

Além disso, quando o titular do dado entender que seu dado está sendo utilizado de maneira desnecessária, excessiva ou tratado em desconformidade com a LGPD, poderá requerer a anonimização, bloqueio ou eliminação desses dados, desde que os dados não sejam utilizados para o cumprimento de alguma outra base legal diversa do consentimento, podendo em alguns casos implicar na perda de um serviço ou benefício ofertado.

Importante frisar que a anonimização é irreversível ou de difícil reversão, já que assegura a proteção dos dados pessoais, como nos casos de pesquisas.

  1. Como exercer os direitos dos titulares?

Os direitos dos titulares, enumerados nesta Política de Privacidade de acordo com a previsão contida na Lei Geral de Proteção de Dados, podem ser exercidos pelo titular mediante envio de solicitação para o e-mail lgpdadu@adunicamp.org.br.

Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, alguns dados relativos ao usuário, a depender da base legal, não poderão ser eliminados pelo controlador, mesmo que diante da solicitação.

Caso o usuário requeira a eliminação de um dado que não depende do prévio consentimento, a Adunicamp se compromete a realizar resposta fundamentada dos motivos da não exclusão.

  1. ANÚNCIOS

Tal como outros sites, podemos coletar e utilizar informação contida nos anúncios. A informação contida nos anúncios inclui seu endereço IP (Internet Protocol), o browser que utilizou ao visitar o nosso site (como o Internet Explorer ou o Firefox), o tempo da sua visita e que páginas visitou dentro do nosso site.

  1. CANAL DE ATENDIMENTO SOBRE TRATAMENTO DE DADOS

Se houver alguma outra dúvida, pedimos a gentileza de entrar em contato com o nosso Canal de Atendimento aos Direitos dos Titulares, pelo e-mail lgpdadu@adunicamp.org.br.

  1. CONTATO DO ENCARREGADO

Encarregado de Proteção de Dados (DPO): Edson Joaquim dos Santos, diretor administrativo.

Contato: lgpdadu@adunicamp.org.br

  1. POLÍTICA DE COOKIES

Os sites, serviços online e aplicativos interativos da Associação podem usar “cookies” e outras tecnologias, como web beacons. Essas tecnologias nos ajudam a entender melhor o comportamento dos usuários, inclusive para fins de segurança e prevenção de fraudes, e nos informam quais seções dos nossos sites as pessoas visitaram, além de avaliar e contribuir para a eficácia dos anúncios e buscas na Internet.

  • Cookies de comunicações: Esses cookies são usados para permitir o tráfego de rede dos sistemas da Adunicamp e para esses sistemas, inclusive ajudando-nos a detectar erros.
  • Cookies estritamente necessários: Esses cookies são definidos conforme necessário para fornecer um recurso ou serviço específico que você acessou ou solicitou.
  • Outros cookies: Esses cookies são usados para entender como os visitantes interagem com os nossos sites e serviços online e nos ajudam a avaliar a eficácia das páginas. A Associação também pode usar esses cookies para lembrar as escolhas que você faz durante a navegação para garantir uma experiência personalizada.

Alguns dos cookies utilizados pela Associação são:

  1. DoubleClick: permite o gerenciamento programático da compra de mídia utilizando um inventário através de tecnologia real-time bidding. A DoubleClick foi adquirida pelo Google que a unificou com o Google Analytics 360 Suite. Leia mais em: https://support.google.com/analytics/answer/9031231?hl=pt-BR

Os cookies podem ser armazenados por prazo indeterminado ou até que o cache do navegador seja limpo ou alterado pelo usuário.

Se você preferir que a Adunicamp não use cookies, existem meios para desativar seu uso. Para desativar os cookies no navegador Safari, selecione a opção “Bloquear todos os cookies” nos ajustes de privacidade do Safari. Se estiver usando outro navegador, verifique com seu provedor para saber como desativar os cookies. Alguns recursos do site da Associação poderão ficar indisponíveis se todos os cookies estiverem desativados.

ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS