ANPEd entrega ao MEC relatório final sobre Ensino Médio e recomenda a revogação do NEM


A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entregou, no último dia 29 de junho, o relatório final com contribuição da entidade à consulta pública do MEC, baseado nos cincos seminários realizados entre os meses de maio e junho sobre o Ensino Médio. O documento foi recebido diretamente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, das mãos da presidenta da Associação, Geovana Lunardi (foto em destaque). Também estiveram presentes a Secretaria de Educação Básica, Kátia Schweickardt, Alexsandro Nascimento (DPDI) e Maurício Holanda Maia (SASE), além de integrantes da Diretoria da ANPEd.

O relatório enfatiza que a reforma amplia e produz desigualdades entre a rede pública, rede estaduais e privada, recomendando fortemente a revogação da política do Novo Ensino Médio (NEM). A partir de vastas pesquisas acadêmicas sobre a temática e avaliações de especialistas apresentadas nos seminários nas cinco regiões do país, o documento sintetiza estes e outros pontos importantes e preocupantes da reforma do Ensino Médio, tais como:

  • a quantidade de municípios com uma única escola no país, o que inviabiliza a oferta e escolha de itinerários formativos;
  • a precariedade da oferta dos itinerários formativos;
  • as desigualdades de oferta tanto por discrepância de infraestrutura e condições entre as redes quanto pela diversidade de currículos;
  • desigualdades entre regiões e municípios;
  • a vulnerabilidade social e das juventudes brasileiras;
  • a participação do setor privado na implementação em determinadas redes;
  • a quebra da concepção de uma educação básica pública, com impossibilidade de oferta de qualidade e abrangente.

O relatório está, desde o dia 29 de junho, disponível publicamente para o conhecimento da sociedade civil. Clique aqui para acessar. 

Acesse aqui aos vídeos dos seminários ANPEd “Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer?”


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *