Sexta-feira (23/06) tem evento especial na ADunicamp, com exibição do filme PRAY AWAY seguida de debate com a diretora americana Kristine Stolakis


De maneira a fomentar o debate a respeito da liberdade sexual, de gênero e da expressão humana da diversidade, a Unicamp e a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com apoio da ADunicamp, do Espaço Cultural Casa do Lado, da Pós-Graduação em Multimeios (IA) e do Doutorado em Ciências Sociais (IFCH), convida para a sessão especial do filme PRAY AWAY com a presença da diretora americana Kristine Stolakis, que irá .

A sessão acontece no dia 23/06, de 14h às 17h, no auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP), com entrada gratuita.

SINOPSE DE PRAY AWAY
Na década de 1970, cinco homens gays evangélicos criaram um grupo de estudos da Bíblia para tentar abandonar o “estilo de vida homossexual”. Em pouco tempo, o grupo recebeu mais de 25 mil cartas de pessoas em busca de ajuda e se estabeleceu como Exodus International, a maior e mais controversa organização de terapias de conversão do mundo. Mas os líderes escondiam um segredo: a “atração por pessoas do mesmo sexo” que sentiam nunca desapareceu. Depois de passar anos como estrelas cristãs da direita religiosa, muitos homens e mulheres que foram membros do grupo se declaram LGBTQ, repudiando o movimento que ajudaram a formar. Acompanhando o drama dos ex-líderes de terapias de conversão, dos membros atuais e das pessoas que sobreviveram a tudo isso, “Pray Away” mostra a ascensão do movimento de “ex-gays”, sua influência persistente e suas consequências nefastas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tk_CqGVfxEs

SOBRE A DIRETORA
Kristine Stolakis é diretora de documentários, cujos trabalhos confrontam a política, o preconceito e o poder. Seu filme de estreia, PRAY AWAY, faz um mergulho na história do “pray the gay away” ou “movimento ex-gay”, o qual é uma produção da Multitude Films. O documentário Pray Away teve o apoio do Catapult Film Fund, Tribeca Film Institute, Hartley Film Foundation, Chicken and Egg Pictures, e SFFilm. Sua estreia como diretora em THE TYPIST (Hot Docs 2015) abre uma janela na estória não-contada de um veterano não-assumido da Guerra da Coreia, cuja função era escrever sobre as “demissões militares desonrosas” de marinheiros LGBTQ que se assumissem. O filme foi lançado pela KQED e levou o selo Vimeo Staff Pick. O documentário WHERE WE STAND (DOC NYC 2015) traz a crônica de um grupo de mulheres mórmons que lutam pela igualdade de direitos dentro de sua própria igreja. Essa obra foi lançada pela The Atlantic e indicada para o Student BAFTA. Kristine Stolakis também produziu ATTLA (Independent Lens 2019), uma co-produção da ITVS e da Vision Maker Media. Sua abordagem cinematográfica é influenciada pela sua formação em antropologia, jornalismo, política e arte comunitária. Kristine tem mestrado em artes cinematográficas pela Universidade de Stanford, onde atualmente leciona. Tem bacharelado em antropologia cultural pela Universidade de Nova Iorque, e recebeu capacitação pelo Programa de Reportagem Investigativa pela UC Berkeley. Ela é fundadora da Lamplighter Films.

SERVIÇO
– EXIBIÇÃO DE PRAY AWAY (2021 ‧ Documentário ‧ 1h 41m)
– 23/06 ‧ 14h às 17h ‧ Auditório ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-851)
– Título Evento: Cinema e gênero: a “terapia da conversão” sob olhar documentário / Film and gender: the “conversion therapy” under a documentary gaze.
– Descrição: Exibição do documentário Pray Away (2021), de Kristine Stolakis, seguida de debate com a presença da cineasta e convidades.
– Haverá tradução simultânea.
– Sessão gratuita, sem inscrição prévia, sujeita à lotação da sala.
– Sessão certificada e autorizada pela Netflix para fins educacionais.
– Participações especiais de artistas locais na abertura: POCKET SHOW / Deusa Nagô e Luca D´Alessandro / lançamento lambezine Coletivo Turvo


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *