ADunicamp cria secretarias para idosos e para modernização do Departamento de Arquivo


A ADunicamp criou duas novas secretarias que vão atuar diretamente ligadas à Diretoria, uma delas destinada a desenvolver projetos para docentes aposentados/as e a outra para sistematizar, organizar e modernizar o Arquivo da entidade. A informação foi comunicada pela presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB), em reunião do CR (Conselho de Representantes), realizada nesta terça-feira, 6 de junho.

“Recuperar, atualizar e modernizar nosso arquivo é importantíssimo do ponto de vista documental e sindical. A ADunicamp tem uma longa e importante trajetória nas organizações e lutas docentes do país. Não podemos esquecer que o próprio ANDES-SN nasceu dentro da ADunicamp”, lembrou a professora.

A atualização do arquivo já tem um projeto inicial desenvolvido por técnicos e especialistas. Além de recuperar e atualizar a documentação física, ele deverá ser totalmente digitalizado e disponibilizado para consulta e estudos presenciais e a distância.

Silvia informou também que já começa a ser desenvolvido o projeto de tomada de depoimentos orais de docentes da Universidade, para a criação de um arquivo de áudio. “Vamos ter um arquivo atualizadíssimo, tanto do ponto de vista documental como do ponto de vista técnico”, antecipou. O CR aprovou por unanimidade a proposta, inclusive os custos detalhados apresentados pela Diretoria para a sua execução.

A criação da secretaria voltada a docentes aposentados/as foi decidida pela Diretoria da ADunicamp devido à própria composição da base sindical associada. “Temos quase 50% de associados aposentados. E há evidência clara de que esses números vão aumentar nos próximos anos. E essa categoria tem muitas peculiaridades que devem ser trabalhadas de forma mais abrangente. O papel da secretaria será o de ouvir e propor novas estratégias para que esses e essas docentes se sintam mais inseridos no nosso universo. Já temos alguns projetos. Vamos ampliar convênios, realizar ações de saúde e lazer, encontros culturais e assim por diante”, relatou Silvia.

Todas essas propostas fazem parte do projeto de ações que vem sendo colocado em prática pela Diretoria da ADunicamp, incluindo aí um conjunto de normas e melhorias em procedimentos administrativos. Dentre essas melhorias, foram colocadas em prática recentemente modificações importantes nos procedimentos da equipe de trabalho, como o regramento de horas extras e do home office, entre outras. E também foram estabelecidas novas normas, mais detalhadas e transparentes, para as cotações de compras de produtos e serviços pela ADunicamp. “São formas de mantermos a execução do nosso trabalho na gestão da entidade com clareza e responsabilidade”, avaliou Sílvia.

PÓS DATA-BASE: PRÊMIOS

A professora Sílvia informou aos integrantes do CR, durante a reunião, que a Diretoria já trabalha sobre uma primeira proposta relativa à concessão de prêmios pela Reitoria. Já houve uma primeira reunião com docentes da Unicamp, durante as discussões da Data-base, após a reitoria da USP ter anunciado a concessão naquela universidade.

Mas a Diretoria da ADunicamp, comprometeu-se a trazer esse assunto para discussão após o término das negociações da Data-base. “Assim, seguindo nosso compromisso assumido, já nos debruçamos sobre alguns dados que foram solicitados à Reitoria e temos uma primeira proposta já elaborada”, informou Silvia.

A proposta será apresentada, de forma aberta a toda a comunidade da Unicamp, no próximo dia 12 de junho, a partir das 12h30, no Auditório da ADunicamp. Nesse encontro, poderão ser apresentadas novas propostas pela comunidade.

“Ouviremos sugestões que serão posteriormente analisadas por nós na Diretoria, para que consigamos ter uma proposta sólida e factível para ser levada à Reitoria”, afirmou.

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

A 1ª tesoureira da ADunicamp, professora Diama do Vale (FCM), apresentou aos integrantes do CR a planilha de gastos da entidade, no período de janeiro a março de 2023.

A planilha já havia sido estudada e aprovada, com pequenas alterações, pela Comissão Orçamentária do CR, integrada pelo professor André Kaysel (IFCH) e pelas professoras Elaine Prodócimo (FEF) e Norma Wucherpfenning (CEL).

A comissão emitiu um parecer favorável à execução orçamentária apresentada pela professora Diama e o CR, por fim, a aprovou por unanimidade.


2 Comentários

Carlos Eduardo do Nascimento Gonçalves

Sobre secretaria dos aposentados a política é importante. Não sei jogar bocha

Vanda calapristi

Parabens e importante essa iniciativa

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