Nota Pública da Comissão de Mobilização Docente


12 de Julho de 2016

Diante de informações ultimamente veiculadas de forma parcial ou mesmo distorcida na comunidade acadêmica e em setores da mídia, a Comissão de Mobilização Docente vem a público esclarecer o que segue.

  • A Comissão de Mobilização Docente foi instituída por deliberação da assembleia docente ocorrida aos 17 de maio de 2016.

  • Conforme ata da assembleia de 30 de junho de 2016, os docentes, ao deliberarem pela suspensão da greve, mantiveram a Comissão de Mobilização Docente para fortalecer o movimento SOS Universidade Pública e estimular o debate da crise da universidade nas unidades de ensino e pesquisa. Além de suas atribuições específicas, a Comissão deveria também contribuir para por em prática os princípios gerais, expressos pela assembleia, concernentes à civilidade e ao entendimento “entre os membros das diferentes categorias que integram a comunidade acadêmica”.

  • Na iminência de intervenção policial no campus, conforme nota divulgada aos 4 de julho de 2016, a Comissão de Mobilização Docente, contando com docentes de várias unidades, moveu-se no sentido de reatar a interlocução entre a administração e o movimento estudantil, que então ocupava o prédio da Reitoria. Desta interlocução, resultou  a desocupação pacífica daquele prédio, decidida em assembleia do corpo discente aos 5 de julho de 2016,  mediante compromisso do Sr. Reitor, que, em extrato, se transcreve a seguir:

1 – “Os pontos obtidos no acordo serão absolutamente mantidos e o acordo assinado imediatamente após a desocupação.

2 – No caso de apuração de eventuais atos de excesso por parte dos docentes, estudantes ou funcionários durante o movimento grevista, garante-se o processo democrático, transparente e público, sob acompanhamento da ADunicamp e da Comissão de Mobilização Docente, focalizando a ética da greve.

3 – Todos os processos em andamento encontram-se plenamente contemplados pelo item anterior.

            A comissão de mobilização coloca-se como fiadora deste compromisso.

 

Conforme explicitam os itens 2. e 3., no intuito de defender a ética, que deve sempre reger as relações acadêmicas, bem como garantir o respeito à ampla defesa e ao contraditório, na forma da lei, a Comissão acompanhará todos os processos administrativos relativos a eventuais excessos, por parte de docentes, estudantes e funcionários, no contexto da greve.

Em vista disso, a Comissão considera que, em sua ação, obteve êxitos importantes, contribuindo para a preservação da longa tradição democrática da nossa Universidade, pautada pelo respeito à pluralidade de ideias e pelo exercício permanente do diálogo. A Comissão entende que, somente por meio dos princípios aqui enunciados, logrará a Universidade restabelecer a boa convivência acadêmica.

Documentos citados:

  1. Nota da reitoria do dia 4 de Julho: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/07/04/intransigencia-impede-acordo

  2. Termo de compromisso para a desocupação do prédio da reitoria: http://www.adunicamp.org.br/?p=2834

 
[button link=”http://www.adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2016/07/nota_publica_comissao_12072016.pdf” icon=”home” color=”red”]Acesse aqui e leia a nota na versão PDF[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *