Novidade Cultural na ADunicamp: Leitura Cênica


swing_web_finalNo próximo dia 26/0 (3ª feira) será realizada a leitura cênica da peça Swing – A troca de Casais, do autor Luiz Carlos Cardoso. A atividade será desenvolvida por alunos do Instituto de Artes, sob a coordenação do Prof. Wanderley Martins.
Swing – A troca de casais estreou em maio de 1980 no Teatro Franco Zampari em São Paulo. Obteve sucesso de público e partiu em turnê por diversas cidades do país. Retornou à capital paulista para nova temporada, desta vez no Teatro Aliança Francesa. Na sequência, teve uma nova montagem realizada no Rio de Janeiro, que foi produzida por Juca de Oliveira e dirigida por Oswaldo Loureiro. A versão atual do texto e que será utilizada no evento da ADunicamp é de 1998, quando o autor o reescreveu para compor o livro Chefes e Poetas.
Sinopse da peça
Em uma estrada deserta ocorre uma batida entre dois carros que vinham em sentido contrário. Osvaldo e sua mulher estão em um, Dr. Victor e sua namorada estão em outro. Victor é chefe de Osvaldo na empresa e sua namorada, Soninha, é secretária na mesma instituição.
Passado o furor inicial da colisão, os acidentados se entendem e o chefe nota que Maria, esposa de Osvaldo, é uma mulher atraente. Victor quer transar com ela e encarrega o marido de convencê-la a consentir nisso. Osvaldo intercede, a relação se faz e os casais se recompõem, porém, com parceiros trocados. Posteriormente voltam à formação original, mas Maria dá doces de abóbora envenenados para os homens. Em seguida, ela vai embora utilizando o carro do chefe do marido, cujo motor enfim pegou, deixando Soninha com os dois mortos.
Sobre o autor
Nascido em Campinas, SP, em 1939, Luiz Carlos Cardoso escreve para teatro desde a adolescência. Fez o curso de Dramaturgia da Escola de Arte Dramática de São Paulo no início da década de 1960, quando se qualificou através dos ensinamentos de Augusto Boal, Anatol Rosenfeld e Sábato Magaldi. Sua primeira peça encenada, Viva Olegário, ganhou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de 1977. É autor de uma dezena de textos e desenvolve outros cinco. Na década de 1990, reescreveu alguns textos, que deram origem ao livro Chefes e Poesias.
[button link=”http://www2.uol.com.br/luizcarloscardoso/o_autor.htm” icon=”hand-o-right”]Saiba mais sobre o autor aqui[/button]
Serviço
Data – 26/05 (3ª feira)
Local – Auditório da ADunicamp
Horário – 19 horas
Entrada Franca
Informações – imprensa@adunicamp.org.br


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *