PIDS: e agora?


Por Professor Wagner Romão* (IFCH/Unicamp)

A comunidade de Barão Geraldo (BG) foi surpreendida na tarde de 11 de novembro de 2022, uma sexta-feira meio chuvosa, com a apresentação do projeto do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), feita pela Prefeitura, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Isabel.

Talvez “surpreendida” não descreva muito bem a situação: há décadas Barão tem sido assediada pela voracidade do mercado imobiliário que, mesmo tendo vitórias por aqui, também tem sido contido pela força da mobilização comunitária que quer manter BG como um distrito com menos prédios, com mais preservação ambiental e com um convívio mais amigável entre todas as pessoas.

Desde aquela tarde de novembro, a comunidade tem se mobilizado para fazer frente ao modelo de urbanização que o PIDS propõe: mudança abrupta do rural para o urbano, prédios de até 7 andares e nenhuma solução para os problemas da Barão Geraldo de hoje: trânsito travado todos os dias, precariedade na saúde e na assistência social, desleixo na manutenção das ruas, avenidas e pontes, insegurança, entre tantas dificuldades.

A primeira vitória foi a suspensão da audiência pública que iria sacramentar o PIDS sem que a população estivesse minimamente informada sobre o projeto. Ela ocorreria no Salão Vermelho da Prefeitura em pleno mês de janeiro, em horário comercial, mais uma audiência “pra inglês ver”. Conseguimos a suspensão com o apoio do Ministério Público e, depois, combinamos com a Prefeitura um processo participativo que pudesse realmente dar à comunidade de Barão a oportunidade de conhecer o PIDS e de construir (contra)propostas de alteração à minuta do projeto de lei.

Tivemos uma boa participação da comunidade, embora sempre busquemos cada vez mais conscientizar as pessoas da importância de sua presença nas oficinas. Temos pelo menos 12 grupos de Whats App da nossa mobilização, mas a presença nas reuniões é fundamental para nossa organização!

As oficinas ocorreram em março e a segunda rodada se finalizou em maio. A comunidade apresentou uma contraproposta que dialoga bastante com a proposta do HIDS (Unicamp) na parte do CIATEC (entre a PUC e a Giuseppe Scolfaro) e que propõe uma zona de transição do urbano para o rural ali na região do “cogumelo” (entre a Giuseppe Scolfaro e o Bosque das Palmeiras. Nossa proposta tem uma preocupação muito forte com a preservação ambiental e do patrimônio cultural e com a limitação do adensamento (prédios) no distrito.

Agora é o momento de a Prefeitura nos dizer como acatará as propostas da comunidade. Ouvimos boatos e reportagens no Correio Popular que dizem que há possibilidade de que a Prefeitura “desista” do PIDS. Essa é uma vitória para nós! Porém, não queremos que tudo continue como está. Principalmente, queremos que a parte do “cogumelo” tenha seu zoneamento modificado. Essa parte do distrito, pela Lei 207/2018, passou de ser zona rural para ter um zoneamento que permite a construção de prédios de até 12 andares! Queremos mudar isso, proteger o Rio Anhumas e propusemos que aquela área possa ter uso residencial mas também com o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e empreendimentos em agroecologia, de modo a realizar a transição urbano-rural de forma mais harmônica.

Dia 13 de junho a ADunicamp promoverá um debate com a presença da comunidade, da Prefeitura e da coordenação do HIDS/Unicamp. Na semana que vem trarei mais detalhes. Mas, já adianto que será uma boa oportunidade de sabermos mais qual será o futuro do PIDS e de nossa mobilização!

* Wagner Romão é professor de ciência política na Unicamp e morador de Barão Geraldo.
** Publicado originalmente no Jornal do Barão


9 Comentários

Leonildo de Carvalho

Prezado professor Wagner Romão Ass. PIDS. EM MUITO ME APRAZ TOMAR CONHECIMENTO DO SEU ARTIGO DE QUE TRATA O PIDS. BARÃO GERALDO. TENHO A HONRA DE PARABENIZA-LO PELO CONTEÚDO, CONCISO E ESCLARECEDOR. COM CONHECIMENTO DE CAUSA,PEÇO VÊNIA, PARA TECER OS MEUS COMENTÁRIOS PERTINENTE AO ASSUNTO E SUAS VERTENTES.

Leonildo de Carvalho

Prezado professor Wagner Romão. Ass. Pids. Em muito me apraz tomar conhecimento do seu artigo de que trata o pids. Barão Geraldo. Tenho a honra de parabeniza-lo pelo conteúdo, conciso e esclarecedor. Por conhecimento de causa, peço vênia,para tecer os meus comentários pertinentes ao assunto e suas vertentes. 20 anos de Barao Geraldo, convivendo e trabalhando com produtos de mídia impressa,cuja finalidade inerente aproximar quem quer vender para quem quer Comprar, um mercado geo econômico importantíssimo. Por duas gestão consecutivas, participei como diretor da associação dos empresários de Barao. PArticipando ativamente das relações de comércio e políticas inerente ao Distrito. Durante o período que lá estive fui nomeado em comissão para contribuir na estrutura do orçamento participativo, várias demandas foram realçadas como importante e necessárias para a comunidade. (Várias noites em cumprimento do dever e da comunidade) entre as demandas, destaque para a saúde, escolas, creches, infra estrutura ,saneamento entre outras.(nada foi atendido, absolutamente nada. ) ficou a frustação de tempo desperdiçado. Concluo por assim dizer,ao meu juízo, que o Distrito não passa De uma capitania hereditsriitaria ao comando de políticos tradicionais da região, e contínua sendo.,servindo aos interesses de grupos corporativistas. Sugestão que faço, criação iminente de um Conselho gestor com os cidadãos de Barao, visando gerir o conflito com o poder Central. Conselho com estatuto próprio e com força de agir tudo que venha ser imposto pelo poder Central. O Conselho escolhe o sub prefeito e seus auxiliares, excluindo o poder de nomeações de políticos que somente visam votos, apatecendo por aqui por ocasiões de eleições. Uma vergonha. O Conselho referendar e ou vetar as ações do poder Central .

Cássia Janeiro

Parabéns pelo artigo. Também gostaria de participar dessa luta.

Ronaldo

Parabéns pela contribuição professor Wagner!

Elaine Tozzi

Seguem firmes na mobilização, nas ações que possam efetivar o sistemas agroflorestais e agroecologia. Precisamos cuidar de nós e do planeta. A luta contínua!

Olga Soriano Infante

Boa Noite. Sou moradora de Barão e não consegui participar das reuniões anteriores , há a possibilidade de me adicionar em algum grupo ? Pois gostaria de participar e colaborar ! Obrigada

silvana filardi wu

sou moradora de Barão e gostaria de me engajar nessa luta. Como fazer parte do grupo de whatsapp para receber mais informações?

Theresa Maria de Freitas Adrião

Fundamental essa manifestação

Marilena Cherutti Pacheco

Barão Geraldo é um distrito que preservamos a anos e não queremos mudanças queremos sim condições de saúde condições de segurança e condições de preservação dos córregos das matas e realizar um meio de mais uma saída aqui no Real Parque na hora do pico ninguém consegue sair no horário que precisa pois o consgestionamento e imenso ah também termos mais postos de saúde aqui e o esgoto que são cobrado e não são tratados ok? Obrigada pela oportunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *