NOTA DA ADUNICAMP A RESPEITO DO PL 529/2020 QUE, EM REGIME DE URGÊNCIA NO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO, PREVÊ RETIRAR PARA CONTA DO ESTADO SUPERÁVITS DE INSTITUIÇÕES COM AUTONOMIA DE GESTÃO FINANCEIRA


Atenta em relação ao descomunal ataque desferido pelo Governo João Dória a instituições públicas do Estado,  a ADUnicamp  já está empreendendo ações de reação contra a aprovação do Projeto de lei 529/2020 em conjunto com as demais entidades representativas das três universidades públicas paulistas (UNICAMP, USP e UNESP) e diversas outras entidades representativas de servidores públicos paulistas organizadas na “Frente Paulista em Defesa do Serviço Público”.

O PL, pautado sobre “ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas”, propõe a extinção de 10 autarquias e fundações e prevê a retirada de parte dos recursos próprios das universidades estaduais paulistas (Unesp, Unicamp e USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Complexo, o PL de fato atinge de forma prejudicial todo o funcionalismo público, atinge econômica, social e politicamente áreas estratégicas do interesse público.

Além de investir contra o patrimônio e áreas de interesse público, promovendo um desmonte de proporções gigantescas, a PL fere a autonomia universitária, estabelecida pelo artigo 207 da Constituição Federal.

Tentativas de colocar os recursos próprios das três universidades estaduais paulistas e da Fapesp em uma conta única do Estado já ocorreram no passado (Governo José Serra, entre 2007 e 2010). Na época, as reações de defesa da universidade pública foram contundentes.

Para conter os prejuízos dos novos ataques será fundamental a coesão de ações com os parlamentares da ALESP, associações e frentes de defesa do funcionalismo público, movimentos sociais, instâncias jurídicas e o Fórum das Seis, que congrega entidades representativas das três universidades públicas e o CRUESP.  Quanto às ações a serem desenvolvidas, proximamente haverá audiência pública sobre o PL 529 na ALESP. no dia 21/08, a partir das 17:00, além de um manifesto contra ele da Frente Paulista em Defesa das Universidades Públicas e várias ações pontuais em defesa de órgãos públicos (debates com lideranças partidárias da ALESP, “ apagões” do trabalho virtual, “abração” no IAMSPE no dia 26/08, moções de apoio contra o PL 529/2020, organização de twetaços. etc.), com participação de entidades reunidas no Fórum das Seis.

 A ADUnicamp está engajada em todas essas ações e as divulgará à comunidade de modo que possamos todos unir forças na defesa do patrimônio público e da universidade pública, gratuita laica e socialmente referenciada.

 
LEIA TAMBÉM


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *