ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR DE CAMPINAS OCORRE NESTE DOMINGO


Neste domingo, dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h, será realizada  a eleição para o Conselho Tutelar da Cidade de Campinas/SP. Embora seja facultativa, a participação popular na eleição é necessária para eleger pessoas comprometidas com os direitos das crianças e adolescentes.

Neste ano são 71 candidatos(as) que disputarão 30 vagas para o cargo de Conselheiro(a) Tutelar. Mas, cada eleitor(a) poderá escolher apenas um(a) candidato(a). A relação completa dos(as) candidatos(as) pode ser acessada neste link.

Pela primeira vez, a votação será realizada com urnas eletrônicas, que serão distribuidas por 19 colégios eleitorais (confira os locais neste link). Para votar, é necessário que o(a) eleitor(a) esteja com o título regular. A apuração dos votos será realizada na Câmara Municipal de Campinas, também no domingo (01/10) a partir das 18h.

A ELEIÇÃO E AS RESPONSABILIDADES

A eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem cinco representantes e o número de integrantes em Campinas passará de 25 para 30 na eleição deste ano.

A ampliação acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência na cidade. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro conselho atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.

Os(as) conselheiros(as) têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles(as) recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.

Vote! Participe!


5 Comentários

Fernando Piva

Sim, professor. É uma função remunerada. Abraços

Fernando Piva

Professor Pessine, bom dia! A organjzaçao da eleição é da Prefeitura Municipal, que criou uma área específica para o processo: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conselhotutelar/conselho-tutelar-candidatos A informação desejada pelo senhor não consta nesse portal. A melhor forma de buscar informações sobre os(as) candidatos(as) é a rede social, onde as campanhas estão sendo feitas há algum tempo. Pelo nome da(o) candidata(o), é possivel encontrar os perfis na rede. Espero ter ajudado! Abraços

Francisco Pessine

Curiosidade; a função é remunerada? Se sim, qual o valor?

Francisco Pessine

Onde estão disponíveis informações sobre os curricula vitae dos candidatos, incluindo atividade profissional?

ADunicamp

[…] O CR ainda colocou a importância da participação de todos nas eleições do próximo dia 30 para o Conselho Tutelar de Campinas (acesse aqui e leia sobre). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *