Categorias aprovam PARALISAÇÃO em 15/7, data da próxima negociação com os reitores


Contra o arrocho, por valorização dos níveis iniciais das carreiras e medidas de proteção à vida

Fórum das Seis cobra dos reitores agendamento de reunião do GT salarial

As entidades representativas que compõem o Fórum das Seis reuniram-se em 25 de junho para tabular os resultados da rodada de assembleias de base. Servidores docentes e técnico-administrativos das três universidades participaram das assembleias para avaliar a primeira negociação com o Conselho de Reitores (Cruesp), sobre as reivindicações da data-base 2021, ocorrida no dia 10/6, e debater o indicativo do Fórum, de paralisação em 15/7, data da segunda negociação entre as partes.

Todas as assembleias/plenárias realizadas aprovaram o indicativo de mobilização, sendo a paralisação a principal atividade prevista.

Na reunião de 25/6, foi definido o seguinte detalhamento para o dia 15/7:

– As entidades estarão em assembleia permanente, tendo como uma das atividades acompanhar a transmissão online da negociação. De acordo com compromisso assumido pelo Cruesp, a pedido do Fórum, as negociações deverão ser transmitidas online.

– Ao final da negociação, que ainda não tem horário definido, os representantes do Fórum estarão em uma sala virtual, para conversar com os servidores.

Na segunda negociação, o objetivo é avançar na discussão da Pauta, tanto das questões salariais, quanto da definição de um Plano Sanitário e Educacional em cada universidade, com a participação da comunidade universitária; há questões urgentes, como a preocupante evasão de estudantes, notadamente entre as parcelas mais vulneráveis socioeconomicamente, a assistência estudantil no contexto da pandemia etc.

Como foi a primeira negociação

A descrição dos principais fatos da primeira negociação consta no Boletim do Fórum de 11/6. Os reitores procuraram se apoiar em interpretação bastante restritiva de suas assessorias jurídicas sobre a Lei Complementar (LC) 173/2021, para justificar, por exemplo, a impossibilidade de repor perdas salariais até dezembro de 2021. O assunto deu margem a muito debate, pois há interpretações bem diversas sobre a lei. Ao final, foi definido que as procuradorias jurídicas das reitorias e as AJs dos sindicatos farão uma reunião para discutir suas respectivas análises.

O principal resultado da negociação foi o compromisso do Cruesp em montar um grupo de trabalho (GT) com o Fórum das Seis para elaborar as diretrizes de um plano de recuperação de perdas e de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

Cruesp mantém silêncio sobre reunião do GT

Passados quase 20 dias desde a primeira negociação, o Cruesp ainda não agendou a primeira reunião do GT. A coordenação do Fórum enviou os nomes de seus representantes logo em seguida, mas os reitores não deram retorno. O presidente do Cruesp e reitor da USP, professor Vahan Agopyan, assumiu o compromisso de discutir os primeiros resultados do GT no dia 15/7. É preciso cumprir o acordado!

Frente Paulista convida para nova jornada de lutas em 3/7

Mobilização é por vacina, auxílio emergencial digno, contra o desemprego e a Reforma Administrativa. Fora, Bolsonaro e Mourão!

A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, da qual participam as entidades que compõem o Fórum das Seis, soma-se aos movimentos sindicais e sociais de todo o país para convocar um novo dia de lutas em 3 de julho, sábado. Assim como ocorreu nos dias 29 de maio e 19 de junho, haverá atividades presenciais e virtuais em todo o país, com as seguintes bandeiras:

– Não à Reforma Administrativa!

– Não às privatizações!

– Vacina para todos!

– Auxílio emergencial digno!

– Defesa do emprego e direitos!

– Fora, Bolsonaro e Mourão!

Os organizadores – centrais sindicais, movimentos sociais e populares – informam que, além dos tuitaços e outras atividades virtuais, haverá atos na maior parte das capitais, grandes e médias cidades do país, e pedem que os participantes observem todas as medidas de precaução sanitária.

Defesa dos aposentados e luta contra a PEC 32

Em sua reunião de 28/6, a Frente Paulista em Defesa do Serviço Público também discutiu a continuidade da mobilização contra o confisco dos aposentados e pensionistas paulistas (pela aprovação do PDL 22, de autoria do deputado Carlos Giannazi, que pede a revogação do Decreto 65.021/2020, do governador Doria) e contra a reforma administrativa (PEC 32). As datas e atividades serão divulgadas em breve.

Fórum das Seis lança novo vídeo

Entre em https://youtu.be/Y1AXTT9-QjU (ou assista ao lado) e confira o segundo vídeo do Fórum das Seis contra a Reforma Administrativa (PEC 32), com depoimento de Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *