Carta da Comissão de Mobilização Docente


Após 30 dias em greve por negociações efetivas das nossas pautas pela reitoria, em especial dos itens relativos ao contingenciamento orçamentário estabelecido pela administração central da Unicamp, ao reajuste dos salários de acordo com a inflação dos últimos 12 meses e ao atendimento dos itens da pauta dos estudantes referentes à adoção de políticas inclusivas (Cotas étnico-raciais) e de permanência na Universidade, docentes reunidos em assembleia no último dia 30 de junho decidiram suspender a paralisação. O debate com o Reitor realizado na sede da Adunicamp no dia 24/06 contribuiu para essa decisão. Os esclarecimentos dados por ele sobre temas que tocam direta ou indiretamente os itens das pautas das três categorias e seu compromisso em atender às demandas relativas aos salários e ao contingenciamento logo que a arrecadação do ICMS se recupere contribuíram para a aprovação da saída da greve pela assembleia.  O fato da nossa greve ter recebido adesão parcial e desigual entre as unidades também influenciou nessa decisão.

Porém, temos consciência que essa medida acarreta problemas para o conjunto do movimento uma vez que funcionários e estudantes continuam paralisados.  Por essa razão reiteramos nossa posição, já manifestada em outras ocasiões, sobre a necessidade de respeitarmos a opção das demais categorias de permanecerem paralisadas, lembrando que a greve é uma forma legítima de luta das classes trabalhadoras e direito garantido pela nossa Constituição. Repudiaremos, portanto, qualquer tipo de pressão ou ameaça a funcionários e estudantes que se mantêm em greve, acatando as decisões legítimas das suas respectivas assembleias, bem como aos docentes que retomarão seus trabalhos.  Por fim, consideramos que somente após o encerramento da greve em todos os segmentos deverão ser negociados e definidos novos prazos para atribuição de notas e encerramento do primeiro semestre letivo.

Em momentos turbulentos como este é necessário que orientemos nossas atitudes por valores essenciais da nossa Universidade, instituição que ao longo de seus 50 anos vem cumprindo sua missão de produzir e disseminar conhecimento e, ao mesmo tempo, de atuar como um espaço que abriga a diversidade de opiniões e estimula o exercício da tolerância, práticas fundamentais para o aprimoramento da democracia.
Campinas, 04 de Julho de 2016


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *