ADunicamp realiza debate com as 3 chapas que disputam a Eleição para nova Diretoria do ANDES-SN


Representantes das três chapas que concorrem à Eleição do ANDES-SN participaram, nesta quinta-feira, 4 de abril, de um debate promovido pela ADunicamp, realizado presencialmente no auditório da entidade e também online, com a gravação já disponibilizada no canal da entidade no YouTube (ACESSE AQUI) ou veja no player abaixo.

A presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti (IB), que mediou o debate com apoio da professora Maria José Mesquita (IG), avaliou ao final que “este foi um dos debates mais acalorados” da campanha. “Com certeza vai ajudar nossos e nossas docentes a tomarem decisões sobre o seu voto”, disse.

Participaram do debate Raquel Dias, candidata a primeira vice-presidenta pela chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; Marinalva Oliveira, candidata a terceira vice-presidenta pela a chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta”; e Luis Antônio Pasquetti, candidato à presidência pela chapa 3 “Renova ANDES-SN”.

Por decisão da Comissão Eleitoral Local, submetida e aprovada pelas três chapas, o debate foi dividido em quatro blocos, o primeiro deles com cinco minutos para cada integrante apresentar suas propostas. No bloco 2, cada debatedor/a formulou uma pergunta a ser respondida pelos/as demais e, no bloco 3, foram escolhidas três perguntas encaminhadas por docentes. O último bloco consistiu em apresentações das considerações finais.

“O debate, além da sua importância no processo eleitoral, também significa trazer o ANDES Sindicato Nacional para suas bases. E defendemos que o ANDES faça isso mais vezes. Realize debates, encontros e eventos com suas bases. É importante que tenhamos vocês, qualquer que seja a chapa vencedora, mais presente nas bases. É isso que vai fortalecer o nosso sindicato”, defendeu a professora Sílvia.

ELEIÇÃO

Eleição do ANDES-SN para o biênio 2023-2025 ocorrerá entre os dias 10 e 11 de maio. A eleição será presencial e a ADunicamp disponibilizará urnas em sua sede e em diversas Unidades de ensino localizadas em pontos estratégicos dos campi da Unicamp, para que docentes sindicalizados(as) até 09 de fevereiro/2023, conforme determina o regimento, possam votar. (SAIBA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO).

A ADunicamp também disponibiliza, no canal “Opinião” do seu site, espaço para docentes que queiram manifestar apoio a alguma das três chapas. Para que a divulgação do apoio seja feita, basta enviar o texto assinado para o e-mail: fernando@adunicamp.org.br

CHAPAS

Chapa 1 – Ousadia para sonhar, coragem para lutar

Em mais de 42 anos de história, o ANDES-SN construiu uma forma de organização marcada pela autonomia em relação a patrões, administrações, partidos, reitorias e governos e ancorada na defesa de um projeto de educação pública e gratuita, elaborado nas instâncias de base do sindicato.

Este compromisso com as elaborações e deliberações da base resultou em documentos históricos como o “Caderno 2” (conjunto de propostas do ANDES-SN para a universidade brasileira) e o protagonismo na elaboração do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira em 1997. Após o golpe de 2016, nosso sindicato participou ativamente das lutas contra a aprovação da atual EC 95/2016 (“Teto dos Gastos”) e pelo #ForaTemer. Após as eleições de 2018, compreendendo o significado histórico da vitória eleitoral da extrema direita, o sindicato envidou esforços com o intuito de criar a unidade necessária para enfrentar os ataques deste governo que assumiu a educação pública como uma de suas principais inimigas. Neste contexto, o ANDES-SN foi fundamental para derrotar a Contrarreforma Administrativa (PEC 32/2020) e Jair Bolsonaro nas urnas e nas ruas. Já no início do governo Lula em 2023, o ANDES-SN foi protagonista na ação unitária dos(as)(es) servidores(as) públicos(as)(es) na luta por reajuste salarial imediato e em exigir reconhecimento das perdas históricas da categoria, retorno de aposentadoria integral e digna, além da necessidade de restabelecimento da paridade entre ativos e aposentados.

Neste último período, o sindicato também aprofundou sua aliança com as lutas de povos originários e tradicionais, reconhecendo o papel fundamental da sua resistência no atual estágio da luta de classes. Tal aliança expressou-se, sobretudo, no fortalecimento do Acampamento Terra Livre, na solidariedade com os povos Yanomami e no reconhecimento de que é necessário construir uma agenda para combater os efeitos da crise climática.

A chapa 1 expressa o compromisso com este histórico de lutas. Por um lado, combatemos o divisionismo e o sectarismo de setores que não compreenderam o significado das derrotas que enfrentamos desde o golpe de 2016 e a vitória de Bolsonaro em 2018. O bolsonarismo valeu-se da tragédia da pandemia para avançar na privatização de empresas estatais; desfazer o sistema de proteção ao trabalho e o sistema de proteção social; e atacar as populações historicamente oprimidas, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, mulheres, negros, negras e negres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

Por outro lado, reafirmamos a história de autonomia e organização pela base, diferenciando-nos de setores que querem transformar este sindicato em correia de transmissão de governos, reitorias e partidos. Para nós, é uma vitória que nosso sindicato não tenha perdido sua independência de classe, caído no aparelhamento por partidos (independente da legenda ou perspectiva ideológica) ou na dependência em relação a governos que caracterizam sindicatos cartoriais, os quais, inclusive, combatem o ANDES-SN.

Orgulhamo-nos de juntar em nossa composição homens, mulheres, negros(as)(es) e brancos(as) (es), descendentes de povos indígenas, pessoas com deficiência e trans. Além de militantes de longa trajetória e docentes recém-ingressos no ensino superior. Defendemos que renovar não é uma questão de nomenclatura, mas de prática sindical, realizada a partir da organização da militância na base que, dando vida real ao movimento docente, se apresenta para o desafio de estar na direção do ANDES-SN. Também defendemos, de forma intransigente, que o debate sobre classe-raça-gênero-identidade sexual deve ser feito de forma não hierarquizada e não instrumentalizada, de forma a não esvaziar sua dimensão de classe nem invisibilizá-lo em meio a disputas políticas. Orgulhamo-nos de termos protagonizado a luta pela paridade de gênero no ANDES-SN, demonstrando que uma verdadeira renovação se faz com novas práticas e não com o requentar de antigos métodos.

Queremos que nosso sindicato continue ativo no enfrentamento às contrarreformas, no combate aos ataques contra os serviços públicos feitos pelos governos federais, estaduais e municipais e nas campanhas pela recuperação das perdas históricas em nossos salários e nossa carreira. Também queremos que nosso sindicato permaneça atuando com independência de classe e autonomia política, características duradouras do nosso sindicato nacional. Por isso, nosso programa é orientado pela ideia de que é necessário ousadia para sonhar, coragem para lutar!

Assumimos 6 prioridades que indicam nosso compromisso com os direitos da categoria docente da educação superior, básica, técnica e tecnológica, de ativos(as)(es) e aposentados(as)(es).

Saiba mais sobre a Chapa 01 aqui

Chapa 2 – ANDES-SN Classista e de Luta

A Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” foi construída seguindo um princípio fundamental: o sindicato deve ser um instrumento da classe trabalhadora, vinculado com as lutas sociais do nosso tempo, mas independente de governos, partidos e administrações acadêmicas.

Alinhada com esse princípio, a composição da chapa está marcada pela diversidade: são negras(os), homens, mulheres, docentes com deficiência, indígenas e LGBTQIAP+, representantes de Universidades do setor das federais, estaduais e municipais, CEFETs e Institutos Federais, de norte a sul do país.

Em um contexto de ascensão neofascista é crucial que o ANDES-SN seja atuante e uma referência em favor das liberdades democráticas. Por isso, outro princípio compartilhado pela Chapa 2 é o de unidade na luta. O momento atual demanda essa postura firme, em que as estratégias de ação em defesa das pautas da categoria se articulam com outros setores da sociedade no combate às políticas neofascistas/bolsonaristas.

O papel que o ANDES-SN pode e deve cumprir é, a um só tempo, de mobilização de suas bases e de caráter formativo. No plano das lutas que unificam os diversos segmentos do funcionalismo público, algumas das pautas centrais da Chapa 2 são: 1) a revogação das contrarreformas, entre as quais a da Previdência, a Trabalhista, do ensino médio, BNCC e Emenda Constitucional nº 95; e 2) a promoção e participação no projeto da reorganização da classe trabalhadora, com a construção de uma Central Sindical, classista, popular e independente.

Entre as lutas específicas do campo educacional, destacam-se aquelas que fortalecem os pilares básicos das Instituições, sem os quais fica comprometido o direito a uma educação de qualidade. Por isso, a chapa 2 defende:

1) o princípio da autonomia universitária e dos institutos federais e CEFETs como norma auto aplicada, nos termos da Constituição Federal e do Projeto ANDES-SN para a universidade brasileira;

2) que recursos públicos sejam aplicados apenas nas instituições públicas e gratuitas. Cursos pagos, cobrança de taxas e medidas como a transformação de campi universitários em ativos imobiliários são falsas soluções aos cortes de verbas, que devem ser enfrentados com lutas pela recomposição dos orçamentos das IES federais, bem como a instituição de mecanismos estáveis e suficientes de financiamento público às IEES e IMES;

3) a implementação de eleições diretas nas IES, revogando normas que impõem a lista tríplice para escolha das(os) reitoras(es) pelo governo;

4) a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, atentando para a necessidade de que o ensino seja presencial, não cedendo a programas que favorecem o EAD e o hibridismo; uma extensão identificada com problemas relevantes, em diálogo com movimentos sociais, representantes da cultura e da educação básica, além do público em geral, sem se submeter a interesses de mercado; por fim, uma pesquisa adaptada às necessidades do desenvolvimento social, com recomposição e ampliação urgente dos recursos para a Ciência e Tecnologia, além da democratização da sua distribuição, respeitando a produção de conhecimento socialmente referenciado;

5) que se combata o produtivismo acadêmico e todas as formas de precarização do trabalho, incluindo aí a desvalorização salarial e a flexibilização dos regimes de dedicação exclusiva;

6) o Projeto de Carreira Única do ANDES-SN para o Magistério Superior e EBTT, garantidas as especificidades de cada nível de ensino;

7) a abertura de concursos públicos para contratação de profissionais que garantam as condições de acessibilidade de pessoas com deficiência nas atividades das Universidades, IFs e CEFETs;

8) políticas educacionais que garantam direitos de todas as mulheres (estudantes, servidoras, terceirizadas, pretas, quilombolas, indígenas, mães de pessoas com deficiência, migrantes, refugiadas, apátridas, de comunidades tradicionais, LGBTQIAP+ e de demais grupos discriminados). A estas se somam as lutas pela ampliação das políticas afirmativas de ingresso e permanência (na graduação, pós-graduação e concursos);

A esse conjunto de medidas não poderia faltar a defesa da representação da diversidade da nossa categoria nos espaços deliberativos do Sindicato Nacional, bem como em Congressos e CONAD, diretorias das Seções sindicais e conselhos de representantes. É assim que a chapa 2 convida a todas e todos a somarem conosco no fortalecimento das lutas da categoria e da classe trabalhadora em geral contra todas as formas de opressão e em defesa das liberdades democráticas e do seu avanço para formas cada vez mais profundas de organização social.

Saiba mais sobre a Chapa 02 aqui

Chapa 3 – Renova Andes

A Chapa 3 – Renova ANDES, é um coletivo de professoras e professores que se organizou para transformar nossa insatisfação com os rumos do ANDES-SN em energia para reconstruí-lo em bases democráticas.

Na última década, nosso sindicato se afastou da categoria e passou a representar apenas a voz de uma minoria encastelada na direção. Foram muitos anos de brigas e derrotas. Um número cada vez menor de colegas se sente representado pelo sindicato, e as vozes que discordam da direção foram silenciadas.

Nós queremos mudar essa situação! Queremos um sindicato capaz de negociar melhorias nas condições de trabalho, reajustes salariais, abertura de concursos, aumento no financiamento da pesquisa. Um sindicato capaz de defender a educação pública e seus trabalhadores e trabalhadoras. Um sindicato de todo mundo!

Nos dias 10 e 11 de maio, acontecerão as eleições para o ANDES-SN. A votação será presencial, e a campanha já começou.

Saiba mais sobre a Chapa 03 aqui


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *