Acompanhe a programação anual de debates da Escola Nacional Florestan Fernandes. Participe das caravanas organizadas pela ADunicamp


A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada no município de Guararema (SP), realiza mensalmente encontros e debates sobre temas sociais contemporâneos, com convidados e especilistas de cada área. A participação é aberta ao público mediante inscrição e na programação, além do debate, os visitantes podem almoçar (alimentos orgânicos de cultivo próprio e do MST), seguido de visitação às dependências da escola.

Como tem ocorrido desde 2022, a ADunicamp fornecerá transporte para os dias de atividades, desde que tenha no mínimo 10 (dez) inscrições. As informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da ADunicamp antecipadamente.

Anote na agenda as datas e se programe para conhecer a ENFF, reconhecida como referência da formação popular unindo teoria e prática marxista.

Programação:

27/05 – A questão urbana e os desafios da classe trabalhadora no Brasil. Convidados: Ermínia Maricatto, Márcio Pochmann, representante da CUT. Analisar o conflito capital/trabalho, as atuais consequências do capitalismo contemporâneo sobre o perfil do ser trabalhador e da classe trabalhadora na atualidade. Nesse escopo, quais as consequências para a vida urbana no que tange à moradia, emprego, saneamento.

24/06 – O Papel da Cultura e da literatura na construção da hegemonia. Convidados: Ana Chã, Prof. Adelaide Gonçalves. Debater a partir da centralidade do trabalho o papel da cultura para resistência popular brasileira. Trazer exemplos de como a arte também mobiliza, forma e contribui para organizar, de forma criativa, os trabalhadores/as. Debater sobre a literatura como um eixo para a formação cultural dos sujeitos que constroem a emancipação do ser humano e da sociedade.

22/07 – O legado de Florestan Fernandes e a atualidade do seu pensamento. Convidados: Adelar Pizetta, Mírian Limoeiro, Ricardo Velho, Maria Orlanda Pinassi. 103 anos de Florestan Fernandes. Encerramento da Semana Florestan.

26/08 – A crise civilizatória e os efeitos do modo de produção capitalista. Convidados: João Pedro, Stephanie Britto. Analisar as diferentes crises provocadas pelo modo de produção capitalista em todo o mundo numa análise geopolítica internacional e as influências sob a América Latina. E suas consequências para a vida dos povos e para a agricultura camponesa e popular.

23/09 – Direitos Humanos, Racismo estrutural e a democracia brasileira. Convidados: Ministro Sílvio Almeida, Ayala. Refletir sobre alguns temas estruturais da sociedade brasileira que se apresentam como dilemas históricos na luta da classe trabalhadora, com destaque para os direitos humanos como elemento fundamental de combate ao racismo estrutural, fortalecendo a democracia no Brasil.

28/10 – Mística e valores da práxis militante e as tarefas para juventude. Convidados: Levante Popular, Renatinha do MST. Motivar o debate sobre a solidariedade, o trabalho voluntário e o internacionalismo, como forma de reafirmar as práticas, as ideias, valores e exemplo de Che Guevara, situado em seu período histórico revolucionário do continente Latino Americano como tarefa da juventude atual.

25/11 – Questão étnico-racial. Convidados: Profa. Bernardete Costa, Grupo de estudo do MST, CONEM, CIMI e APIB. Refletir sobre a questão racial na formação social brasileira. Compreender as relações entre capitalismo, divisão racial do trabalho e o racismo estrutural da dominação de classe no Brasil.

Sobre a ENFF

A ENFF foi inaugurada em 2005 e já recebeu mais 40 mil pessoas do Brasil e outros países, que participaram dos 20 cursos oferecidos pela instituição. A escola está localizada na cidade de Guararema, interior de São Paulo, e todo o complexo ocupa um terreno de 120 mil m2, construído pelas mãos de mil militantes de 112 assentamentos e 230 acampamentos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A missão da ENNF é a de atender às necessidades da formação de militantes de movimentos sociais e organizações que lutam por um mundo mais justo.

Graduação e Pós

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) conta com apoio de mais de 500 professores voluntários do Brasil e América Latina que apoiam a escola nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política da Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo, Estudos Latino-americanos, entre outros.

Além disso, oferece cursos superiores e de especialização em convênio com mais de 35 universidades e mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, por meio de convênio com a UNESP e Cátedra UNESCO de Educação do Campo.

Estrutura

Com uma arquitetura que se integra à natureza, as instalações da ENFF são de alvenaria de tijolos fabricados pelos próprios trabalhadores. O projeto arquitetônico, elaborado em termos solidários, teve como princípio causar o menor dano ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, propiciar o melhor resultado para trabalhadores, alunos, assessores e visitantes.

São três salas de aula, que comportam juntas até 200 pessoas, um auditório, dois anfiteatros, uma biblioteca com 40 mil livros (obtidos por meio de doação), com espaço de leitura e ilha de edição, além de quatro blocos de alojamento, refeitórios, lavanderia, estação de tratamento de esgotos e casas destinadas aos assessores e às famílias de trabalhadores que residem na escola.

Os moradores do complexo mantem uma horta com produção de alimentos para seu consumo local e para o lazer e pratica esportiva contam um campo de futebol gramado e uma quadra multiuso coberta.

O funcionamento demanda a dedicação integral de cerca 50 trabalhadores militantes residentes no local, e os que frequentadores dos cursos se encarregam da limpeza e outros trabalhos que a manutenção da escola exige.

Para assegurar a possibilidade de participação de alunos e alunas que vão à ENFF levando seus filhos foi construída a “Ciranda Infantil Saci Pererê”, onde as crianças permanecem em ambiente sadio e cuidadoso enquanto seus responsáveis estudam e/ou trabalham.

Colabore com a ENFF

Os recursos para a sua manutenção e funcionamento são obtidos por meio de financiamento de projetos nacionais e internacionais, por doações de organizações e movimentos sociais, além da colaboração individual voluntária de um número crescente de mulheres e homens que apoiam o projeto e fazem parte da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Para mais informações sobre cursos, visitas e para apoiar/colaborar com a ENFF, acesse: www.amigosenff.org.br

Saiba como foram outras visitas:

O resgate histórico das lutas femininas foi o tema da abertura do ciclo de debates na ENFF

ADunicamp promove visita à Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola em construção

 


1 Comentários

ADunicamp

[…] Confira aqui a programação das visitas mensais previstas até setembro/2023, as quais terão parti…. Acompanhe o site e as redes sociais da entidade para fazer reserva no transporte.   […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *