ADunicamp promove visita à Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola em construção


A ADunicamp reuniu docentes, estudantes, funcionários(as) da Unicamp e educadores(as) populares do acampamento Marielle Vive e do assentamento Milton Santos, ambos do MST, para uma visita à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), reconhecida como referência da formação popular unindo teoria e prática marxista. A atividade foi realizada no último sábado, dia 22 de outubro de 2022.

A ENFF foi inaugurada em 2005 e já recebeu mais 40 mil pessoas do Brasil e outros países, que participaram dos 20 cursos oferecidos pela instituição. A escola está localizada na cidade de Guararema, interior de São Paulo, e todo o complexo ocupa um terreno de 120 mil m2, construído pelas mãos de mil militantes de 112 assentamentos e 230 acampamentos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A missão da ENNF é a de atender às necessidades da formação de militantes de movimentos sociais e organizações que lutam por um mundo mais justo.

Graduação e Pós

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) conta com apoio de mais de 500 professores voluntários do Brasil e América Latina que apoiam a escola nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política da Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo, Estudos Latino-americanos, entre outros.

Além disso, oferece cursos superiores e de especialização em convênio com mais de 35 universidades e mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, por meio de convênio com a UNESP e Cátedra UNESCO de Educação do Campo.

Estrutura

Com uma arquitetura que se integra à natureza, as instalações da ENFF são de alvenaria de tijolos fabricados pelos próprios trabalhadores. O projeto arquitetônico, elaborado em termos solidários, teve como princípio causar o menor dano ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, propiciar o melhor resultado para trabalhadores, alunos, assessores e visitantes.

São três salas de aula, que comportam juntas até 200 pessoas, um auditório, dois anfiteatros, uma biblioteca com 40 mil livros (obtidos por meio de doação), com espaço de leitura e ilha de edição, além de quatro blocos de alojamento, refeitórios, lavanderia, estação de tratamento de esgotos e casas destinadas aos assessores e às famílias de trabalhadores que residem na escola.

Os moradores do complexo mantem uma horta com produção de alimentos para seu consumo local e para o lazer e pratica esportiva contam um campo de futebol gramado e uma quadra multiuso coberta.

O funcionamento demanda a dedicação integral de cerca 50 trabalhadores militantes residentes no local, e os que frequentadores dos cursos se encarregam da limpeza e outros trabalhos que a manutenção da escola exige.

Para assegurar a possibilidade de participação de alunos e alunas que vão à ENFF levando seus filhos foi construída a “Ciranda Infantil Saci Pererê”, onde as crianças permanecem em ambiente sadio e cuidadoso enquanto seus responsáveis estudam e/ou trabalham.

Colabore com a ENFF

Os recursos para a sua manutenção e funcionamento são obtidos por meio de financiamento de projetos nacionais e internacionais, por doações de organizações e movimentos sociais, além da colaboração individual voluntária de um número crescente de mulheres e homens que apoiam o projeto e fazem parte da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Para mais informações sobre cursos e visitas e também, para apoiar e colaborar com a ENFF acesse o site: www.amigosenff.org.br

Galeria
Fotos: Cristina Segatto – ADunicamp


1 Comentários

ADunicamp

[…] – ADunicamp promove visita à Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola em construção […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *