42º Congresso aprova plano de lutas para o setor das IEES/IMES


As delegadas e os delegados do 42º Congresso do ANDES-SN aprovaram as resoluções que nortearão as lutas para os setores das Instituições de Estaduais de Ensino Superior (IEES) e das Instituições Municipais de Ensino Superior (IMES) ao longo do ano. As deliberações ocorreram durante a segunda plenária do Congresso, com o tema “Plano de Lutas dos Setores”, que foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza/CE.

Foram aprovadas diversas resoluções em defesa do financiamento das Universidades. Com destaque para a continuidade da pesquisa realizada pelo ANDES-SN sobre o financiamento das IEES/IMES. A ideia é que a pesquisa subsidie as sessões sindicais dos setores para fortalecer e intensificar as lutas das mesmas frente às negociações que estão por vir.

Ainda sobre o financiamento das Universidades, as delegadas e os delegados indicaram que o Sindicato Nacional realize açoes a fim de acentuar o combate aos desfinanciamento das Universidades Estaduais e Municipais que ocorrem devido ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) nos Estados, à Lei Kandir, às desonerações fiscais apresentadas pelos Estados, entre outros.

Foto: Fernando Piva/ADunicamp

Lançada em meados 2022, a campanha “Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece defende!”, teve a sua continuidade aprovada pelos(as) congressistas, que descaram a necessidade de dar ampla visibilidade à campanha, de modo que ela ganhe abrangência nacional. A campanha nasceu para fazer frente aos ataques que as Universidades sofreram durante governo Bolsonaro. Agora, a proposta é manter viva a defesa das IEES/IMES e pautar a comunidade acadêmica e a população em geral a importância das instituições para sociedade.

Por deliberação das delegadas e dos delegados do 42º Congresso, o ANDES-SN aprofundará a investigação sobre o adoecimento docente dentro das Universidades Estaduais e Municipais. Além disso, foi deliberado que o Sindicato Nacional construa protocolos para as Sessões Sindicais, a fim de estabelecer diretrizes para o acolhimento, a prevenção e o combate aos assédios sexual e moral; e às diversas formas de violências no âmbito das IEES/IMES.

AGENDA
Foi aprovada pela plenária uma agenda lutas a ser realizada pelo ANDES-SN para o setor das IEES/IMES. O Sindicato Nacional deverá organizar, construir e realizar, ainda no primeiro semestre de 2024, uma semana de lutas para as Sessões Sindicais.

As delegadas e os delegados aprovaram, também, a realização do XX Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES, no segundo semestre de 2024. O local e a data serão definidos posteriormente ao Congresso, durante reunião do setor.

Por fim, foi aprovado de forma unanime que o ANDES-SN altere o nome do setor IEES/IMES, para setor das IEES/IMES/IDES (Instituições Estaduais de Ensino Superior, Instituições Municipais de Ensino Superior e Instituições Distritais de Ensino Superior).

A mesa da segunda plenária foi coordenada por Emerson Duarte (presidente), Maria Ceci Misoczky (vice-presidenta), Ana Paula Werri (1ª secretária), Annie Hsiou (2ª secretária). A plenária seguiu, para discutir as resoluções no âmbito do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Foto: Fernando Piva/ADunicamp

ATO PÚBLICO
As(os) docentes que participam do 42º Congresso do ANDES-SN promoveram, antes do início da plenária, um ato público contra o extermínio do povo palestino pelo Estado de Israel. A manifestação ocorreu no Centro de Convivência do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde o Congresso está sendo realizado.

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro, durante a primeira plenária do Congresso, foi apresentada a moção de repúdio “Não é Guerra, é Genocídio!”. O texto, que foi aprovado de forma unanime, manifesta apoio à causa Palestina, ao direito à autodeterminação do povo palestino, assim como condena enfaticamente o massacre e o genocídio desse povo. O documento será destinado ao Ministério de Relações Exteriores, ao Congresso Nacional, à Secretaria da Presidência da República, às Embaixadas de Israel e da Palestina, à Federação Árabe Palestina do Brasil e às Secretarias da ONU e da OEA. Leia a Moção aqui.

42º CONGRESSO
O 42º Congresso do ANDES-SN acontece até sexta-feira, 1º de março, no Centro de Convivência do campus Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza/CE, e conta com a participação de 83 seções sindicais e mais três convidadas. Ao todo, são 632 participantes, sendo 457 delegadas e delegados, 132 observadores e observadoras, sete convidadas e convidados e 36 diretores e diretoras do Sindicato Nacional.

A ADunicamp está sendo representada pelas professoras Silvia Gatti (IB), presidenta da ADunicamp; Diama Bhadra A. P. do Vale (FCM), 1ª tesoureira da ADunicamp; Regina Célia da Silva (CEL), diretora de imprensa da ADunicamp; Emília Wanda Rutkwoski (FECFAU); e pelos professores Wanderley Martins (IA), diretor cultural da ADunicamp; Wagner Romão (IFCH) e Luciano Pereira (FE). A delegação foi eleita em Assembleia realizada no dia 15 de dezembro de 2024.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *