Show: Vibrações
Com: Choro da Mata e André Ribeiro
Data: 26/11 | Horário: 20h | Local: Auditório da ADunicamp
Sobre o Show
A partir de 2014, o Choro da Mata realiza uma temporada com o show Vibrações, em que revisita o antológico disco Vibrações, lançado em 1967 por Jacob do Bandolim e o seu conjunto Época de Ouro. Esta foi uma obra prima pela excelente seleção do repertório – feita por Jacob – fruto de grande pesquisa e resgate de obras e de compositores (como Ernesto Nazareth, Luis Americano e Pixinguinha, por exemplo); bem como pelas composições e pela interpretação do próprio Jacob, intensas e cheias de sentimento. Por ser resultado de um modo completamente diferente de compor, tocar e gravar o choro, Vibrações marcaria os caminhos modernos por onde o gênero seguiria.
Em 2014, o grupo apresentou o show Vibrações em três ocasiões: no SESC Presidente Prudente; no VII Encontro de Choro da Unicamp, evento apoiado pelo PROAC – Festivais de Artes, que levou a Campinas artistas como Toninho Carrasqueira, Maurício Carrilho e Nailor “Proveta”, entre outros; e na Feira Literária e Cultural do 19º COLE – Congresso de Leitura do Brasil.
Choro da Mata
O Choro da Mata resgata a sonoridade da tradicional formação do “regional” que encantou gerações de “chorões”. Surgido em Campinas, SP, realiza a releitura do repertório tradicional de choro e desenvolve um trabalho de composições autorais dos integrantes com intuito de se inserir no movimento de renovação da linguagem e na pesquisa de compositores contemporâneos.
O Choro da Mata é formado por: Esther Alves (flauta transversal), Franco Galvão (violão de sete cordas), Eduardo Pereira (cavaquinho e bandolim) e Marcio Caparroz (pandeiro).
Atualmente desenvolve também um trabalho com a cantora Ana Salvagni (Prêmio da Música Brasileira 2010 – Melhor Disco Regional) apresentando um repertório variado de serestas, sambas, baiões e choros. O espetáculo é composto por 11 canções e 4 choros com duração de 1h e 25 min. Em dezembro de 2014, uma versão pocket do espetáculo foi apresentada na Companhia Sarau (Barão Geraldo, Campinas-SP).
André Ribeiro
Bacharel em música popular pela UNICAMP, o bandolinista já se apresentou ao lado de ícones da música como Alessandro Penezzi e Izaías Bueno de Almeida. Realizou em 2004 o Concerto em Sol Maior para dois bandolins de Antonio Vivaldi com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Dotado de técnica
primorosa, André Ribeiro venceu em 2009 o 8º Prêmio Nabor Pires Camargo-Instrumentista. Em 2008 lançou o disco “Abrideira” junto ao grupo Fina Estampa e em 2012 o disco “De Três em Três” com o Conjunto Subindo a Ladeira (CSL). Em 2014 lançou seu terceiro disco – com o Regional Paulista – e, em 2015, “Homenagem a Chiquinha Gonzaga” com o CSL.
Em 2015, o Choro da Mata apresentou o espetáculo Vibrações no dia 23 de abril, dia nacional do choro, no Sesc Campinas. No mesmo mês apresentou o espetáculo na Série Chorinho no Museu do Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão/SP. Em agosto, o espetáculo foi ao Festival de Inverno de Vinhedo-SP, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus.
Ficha Técnica do Show
André Ribeiro (bandolim), Esther Alves (flauta transversal), Franco Galvão (violão de sete cordas), Marcio Caparroz (pandeiro) e Eduardo Pereira (cavaquinho e violão).
Repertório
- Vibrações (Jacob do Bandolim)
- Receita de Samba (Jacob do Bandolim)
- Ingênuo (Pixinguinha)
- Pérolas (Jacob do Bandolim)
- Assim Mesmo (Luis Americano)
- Fidalga (Ernesto Nazareth)
- Lamentos (Pixinguinha)
- Murmurando (Fon Fon)
- Cadência (Callado)
- Floraux (Ernesto Nazareth)
- Brejeiro (Ernesto Nazareth)
- Vésper (Ernesto Nazareth)
A apresentação tem duração de 70 minutos e a classificação indicativa é livre para todos as idades.
0 Comentários