ADunicamp Concertos recebe a cantora argentina Soema Montenegro


No próximo dia 13 de julho (quarta-feira), a ADunicamp será palco para a apresentação da cantora argentina Soema Montenegro. O Evento será no auditório da entidade e terá início às 20 horas. O uso de máscara é obrigatório.

Compositora experimental e investigadora da voz latino-americana, a cantora, que reside em Buenos Aires, mescla os sons e imagens das paisagens da selva e montanhas com sua singular poesia, criando uma nova e única voz na cena musical atual da América do Sul. Ela alcançou fundir as diferentes latitudes musicais, na busca de conectar-se com as origens da voz latino-americana e aprofundar-se em seus sons.

Recebeu elogios de críticos e audiências internacionais de todo mundo. Como artista multidisciplinar, Soema participou do documentário de 2010 “The take away show ·100” do reconhecido diretor francês Vincent Moon, e sua música recebeu elogios de publicações como Rolling Stone, The Wire e La Blogotheque.

Soema apresentou-se em alguns dos festivais internacionais mais importantes de world music, em Marrocos, Espanha, França, Suiça, Bélgica, Austrália, Alemanha, Polônia, Chile, Colômbia, Brasil e Estados Unidos. Soema foi convidada a participar do projeto argentino “Se trata de Nosotras”, uma iniciativa da Cultura de la Nación e do Comité contra la Trata de Personas. Também participou do Playing for Change Argentina.

Em 2018, participou do Festival Seoul Music Week na Coréia do Sul e da FIMS – Feira Internaconal da Música do Sul, em Curitiba, Brasil. Interpretou no encerramento dos Jogos Olímpicos da Juventude uma versão do hino nacional argentino, dirigida pelo compositor e produtor Leo Martinelli. Também realizou shows na Usina del Arte, Centro Cultural Recoleta, Sala Caras y Caretas, entre outros.

No ano de 2019, Soema participou do álbum “El camino de Leda”, uma compilação em homenagem a cantora, compositora e musicóloga Leda Valladares, no qual há duas versões de Soema com o grupo de música eletrônica Tremor. Em março, participou do festival Psicodália em Santa Catarina, Brasil, e realizou shows e oficinas em diferentes cidades do país. Em junho, lançou seu quarto material discográfico “Camino a la Templanza”, com a participação de artistas como Kevin Johansen e Sara Mamani, editado digitalmente pelo selo Los Años Luz.

Participou do showcase no MICA – Mercado de Industrias Culturales Argentinas, e apresentou-se em diferentes cidades da Argentina e América Latina. Durante 2020 e 2021, participou de diferentes festivais e conversas online para América Latina e Europa, como o Festival Sonora (México), Sinchi Warmi Kuna (Equador), Ruta Andina (Bolívia), e da série Future. Amazonian Portraits (Suiça), dirigido por Lisandro Rodríguez.

Em 2022, trabalha em seu quinto disco com o produtor Leo Martinelli que será lançado em meados de outubro. Desde fevereiro, realiza sua turnê “Templanza” com o apoio da Cultura de la Nación.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *