Programação da Semana da Consciência Negra proporcionou reflexões e debates


Com programação marcada por manifestações artísticas, debates e reflexões sobre a importância da cultura afro-brasileira, a ADunicamp, em parceria com a Comissão de Relações Étnico-raciais da Faculdade de Educação (FE/ Unicamp), realizou nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, eventos referentes a Semana da Consciência Negra.

Na quarta-feira, 22 de novembro, a programação contou o espetáculo “Tava Durumindo”, uma criação do talentoso Adilson Nascimento, docente da Faculdade de Educação (FE/Unicamp). A performance proporcionou ao público presente uma reflexão nos pensamentos, sensações, testemunhos e forças do professor, permitindo um encontro com as dores e encantamentos de sua ancestralidade por meio dos sonhos.

Já quinta-feira, 23 de novembro, aconteceram três importantes atividades nos espaços da ADunicamp. No Auditório, ocorreu o lançamento do livro “Psicanálise infantil e racismo”, seguido por uma Roda de Conversa com a autora, a professora Dra. Regina Marques, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com mediação da professora Dra. Bete Figueroa, docente na Faculdade de Educação (FE/Unicamp). A Roda de Conversa foi transmitida pelo canal oficial da ADunicamp no YouTube, ampliando o alcance e possibilitando a participação do público (assista aqui)

No Restaurante da ADunicamp, Renata Oliveira apresentou a performance “Ser Giros”. Ao questionar o que está perpetuado no barrado das saias, a artista provocou uma reflexão sobre a conexão com a ancestralidade por meio do movimento circular das vestimentas, que ressalta a importância da dança como expressão de saberes e sonhos.

Mais tarde, no mesmo espaço, o público foi brindado com o espetáculo “Eu sou Sinhá”, apresentado por Sinhá Rosária e João Arruda, violeiro e percussionista. A voz melodiosa e imponente de Sinhá Rosária trouxe uma verdadeira celebração dos ritmos afro-brasileiros, incluindo samba-de-bumbo campineiro, samba-de-lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, bumba-meu -boi, baião, lundu, entre outros.

Os eventos da Semana da Consciência Negra celebraram a riqueza da cultura afro-brasileira, e também proporcionaram um espaço para reflexão e diálogo sobre questões raciais e a importância da valorização da diversidade. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover a igualdade e o respeito à pluralidade cultural.

Fotos: Paula Vianna e Cristina Segatto/ADunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *