PODCASTADU | #Ep46 | Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola em construção


No episódio 46 do #PodcastADu embarcamos na história e no propósito da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), referência internacional na formação popular que une a prática com a teoria marxista.

Construída na cidade de Guararema (a 70 km de São Paulo), a ENFF, foi inaugurada com um grande evento internacional em 23 de janeiro de 2005. Foi erguida graças ao trabalho voluntário de mais de mil trabalhadores e trabalhadoras sem-terra, além de simpatizantes ao movimento.

Inspirada em Florestan Fernandes e Paulo Freire, a Escola Nacional permite a constante construção do conhecimento, através da prática da pedagogia coletiva e do pensar. A missão da ENNF é a de atender às necessidades da formação de militantes de movimentos sociais e organizações que lutam por um mundo mais justo.

Essa prática educativa permeia desde o processo de busca e produção do conhecimento, manutenção dos espaços coletivos, mística e produção de alimentos. Desenvolve-se assim o método do trabalho coletivo, da pedagogia “Sem Terra”, que é fundamentada na realidade do campo e dos saberes populares, do diálogo e da troca de experiências.

Quem nos conta mais detalhes sobre a ENFF é Rosana Fernandes, dirigente nacional do MST, pedagoga, especialista em Educação do Campo, mestra em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe, doutoranda em educação, coordenadora geral da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *