SOS Universidade Pública e ADunicamp pedem vigília contra eventual ação policial para desocupar Reitoria


O Movimento SOS Universidade Pública e a Comissão de Mobilização da ADunicamp, reunidos emergencialmente na noite de segunda-feira, 04, divulgaram na manhã desta quinta-feira, 05, duas notas – uma dirigida à comunidade acadêmica e outra aos estudantes da universidade – pedindo a reabertura de negociações entre os estudantes em greve e a Reitoria, e conclamando os professores a participar da vigília em frente à Reitoria da Universidade, com o objetivo de se manifestar contra uma eventual ação policial para a reintegração de posse do prédio ocupado pelos estudantes.
O Movimento e a Comissão convocaram a reunião de emergência logo após a Reitoria da Universidade divulgar um comunicado informando que dava por encerrada as negociações com os estudantes e pedia o cumprimento judicial da ação de reintegração de posse (Leia aqui o comunicado da Unicamp).
De acordo com integrantes do Movimento SOS Universidade Pública e da Comissão de Mobilização da ADunicamp, uma ação policial de reintegração de posse colocará em xeque o processo de negociação entre Reitoria e estudantes e representa uma ameaça à autonomia e estabilidade política da universidade.
Leia, abaixo, as notas do Movimento e da Comissão e também a nota divulgada por professores, estudante e funcionários do IEL:
[box type=”info”]NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA
O movimento SOS Universidade Pública e a Comissão de Mobilização da ADunicamp vêm apelar para que o impasse entre a Administração Central da Universidade e o movimento estudantil, que ora ocupa a reitoria, seja solucionado de maneira civilizada e pacífica, respeitando o diálogo que deve sempre pautar nossas relações acadêmicas. Conclamamos ambas as partes para que não haja retrocesso nos pontos já negociados. Somando-nos ao manifesto lançado pelo IEL na data de hoje, conclamamos todos os membros da comunidade universitária, comprometidos com a democracia, que compareçam à vigília em frente à reitoria nessa terça-feira, dia 05 de Julho de 2016, a partir das 05h30.[/box]
 
[box type=”info”]NOTA AO MOVIMENTO ESTUDANTIL
O movimento SOS Universidade Pública e a Comissão de Mobilização da ADunicamp vimos nos manifestar, firmemente, por uma solução civilizada e pacífica do atual impasse entre a reitoria e o movimento estudantil.
Reiterando nossa posição de respeito e defesa da liberdade de organização e do direito de greve, enfatizamos a necessidade de manter o acordo obtido nas negociações havidas e comprometemo-nos a lutar por sua garantia.
Campinas, 5 de Julho de 2016[/box]
 
[box type=”info”]CARTA ABERTA DO IEL AO REITOR DA UNICAMP, JOSÉ TADEU JORGE
A comunidade acadêmica do IEL (professores, funcionários e estudantes), reunida no dia 04 de julho de 2016 para avaliar a conjuntura do movimento grevista na Unicamp, vem manifestar-se publicamente sobre a nota divulgada pela reitoria no dia de hoje (4).
Ao declarar encerradas as negociações com o movimento grevista dos estudantes, alegando intransigência por parte dos alunos, e reiterar seu interesse em uma reintegração de posse junto à justiça, a reitoria da UNICAMP dá um passo atrás em relação à tradição democrática de nossa comunidade acadêmica e assume a responsabilidade pelas possíveis consequências, se elas se concretizarem.
Apelamos ao reitor José Tadeu Jorge para que se mostre magnânimo e retome o diálogo assegurando os pontos já pactuados e não puna os estudantes envolvidos na greve e na ocupação, sob pena de entrar para história da UNICAMP como responsável pelo retrocesso histórico no ano do 50° aniversário desta universidade.
Aproveitamos para convocar a comunidade para vigília na Reitoria a partir das 5h30 do dia 05/07.
Assinam esta carta professores, funcionários e estudantes do IEL
Campinas, 04 de julho de 2016[/box]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *