ELEIÇÕES 2018 | ANDES-SN | Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta

Prezados/as docentes da educação superior, básica, técnica e tecnológica das instituições de ensino superior da base do ANDES-SN,
Com intensa motivação na defesa da universidade pública e gratuita, com autonomia diante de governos, dos partidos e das administrações, apresentamos a CHAPA 1 ANDES Autônomo e de Luta, que disputa as eleições à diretoria do Sindicato Nacional para o biênio 2018/2020.
Um turbilhão de iniciativas está transtornando o país, a educação pública, a ciência, a universidade pública e as condições de trabalho docente. Está em curso o maior ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa história republicana. Terceirização, flexibilização de direitos trabalhistas, trabalho intermitente, cumplicidade com o trabalho escravo materializam um dos mais perversos quadros de destruição da legislação trabalhista após a criação da CLT em 1943. A Emenda Constitucional 95 atinge as conquistas sociais estabelecidas na constituição de 1988, afrontada desde seu início com sucessivas emendas constitucionais e subfinanciamento crônico das políticas sociais. Não bastassem esses ataques, também vivemos o aprofundamento do conservadorismo, que desqualifica e fere princípios sociais laicos, libertários e republicanos, com o recrudescimento do machismo, racismo e xenofobia, LGBTfobia.
O ANDES-SN é vital para a luta em defesa da democracia na sociedade, da educação pública, da ciência e da cultura e dos direitos trabalhistas e previdenciários dos docentes. O futuro da universidade depende de nossa capacidade de combinar as lutas mais amplas com o enfrentamento dos problemas das universidades e das condições de trabalho, desafio que exige um sindicato com estreito vínculo com a vida cotidiana das universidades, institutos federais e Cefet e dos trabalhadores e trabalhadoras docentes. Isso só será possível na medida em que reafirmemos que quem fala pelo sindicato é a sua categoria. São as professoras e professores que definem as ações e os posicionamentos da entidade. É a voz de cada um de nós que escreverá a história da democracia e da educação publica.

Leia nosso PROGRAMA completo!

SAIBA MAIS SOBRE A CHAPA 1

Leia o texto completo: https://goo.gl/H5zfsW