Sexta, 15/3, tem “Grito em defesa da educação e dos serviços públicos”. Participe!


Convocado inicialmente pela Apeoesp e estendido a todas as categorias, está previsto para 15/3, sexta-feira, a partir das 17h, o “Grito em defesa da educação e dos serviços públicos”. O ato será realizado na Praça da República, em São Paulo.

A ADunicamp convida as(os) docentes e as(os) pesquisadores a participarem do evento. A entidade disponibilizará transporte. Para reserva de vagas, é necessário enviar e-mail para rose@adunicamp.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG e telefone de contato (whatsapp). As reservas encerram-se às 12 horas de amanhã, 14 de março de 2024 (quinta-feira). A manifestação terá como destaque o repúdio à PEC 9/2023 do governador Tarcísio.

A Constituição Paulista prevê, em seu artigo 255, que o estado deve investir na educação pública, no mínimo, 30% das receitas oriundas dos impostos arrecadados. Fruto das lutas dos movimentos sociais, o percentual é 5% superior ao mínimo previsto na Constituição Federal (25%), em seu artigo 212.

Na PEC 9/2023, o governador Tarcísio propõe reduzir o percentual para 25%, abrindo a possibilidade de que a diferença seja transferida para a saúde.

Num primeiro momento, 5% podem parecer um número pequeno. Mas não é. A redução de 5% no total de impostos corresponde a, aproximadamente, 16,5% a menos no montante atualmente destinado à educação pública paulista, uma diminuição de cerca de R$ 10 bilhões anuais, em valores atuais, o que traria prejuízos a todo o sistema: educação básica, escolas técnicas e universidades estaduais.


1 Comentários

ADunicamp

[…] Sexta, 15/3, tem “Grito em defesa da educação e dos serviços públicos”. Participe! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *