Professor Vicente, presente!


É com profundo pesar que a ADunicamp recebe a notícia do falecimento do professor Vicente Rodriguez, associado à entidade, da qual foi diretor entre os anos de 2007 e 2008. O velório será nesta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Campos dos Amarais, em Campinas/SP, das 14 às 15 horas.

Vicente Rodriguez foi docente aposentado da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, onde iniciou sua trajetória como docente em 1998, ao ingressar no Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE). Sua atuação acadêmica foi voltada à Educação com ênfase em Ciências Sociais, e suas pesquisas tinham como temas as políticas públicas, a política educacional, o financiamento da educação e a descentralização e ensino.

Na ADunicamp, o professor Vicente fez parte da Diretoria que teve a incumbência de administrar a entidade durante o período de um ano (2007-2008) após a alteração estatutária que ratificou a ADunicamp como sessão sindical do ANDES-SN.

Foi durante a sua gestão que a ADunicamp teve atuação destacada na defesa da Autonomia Universitária. Em 1º de janeiro 2007 o então Governador do Estado de São Paulo, José Serra, publicou decretos que acabavam com a Autonomia da Unicamp, da USP e da UNESP. Mais tarde, 31 de maio, após imensa pressão de docentes, estudantes e servidores(as) técnico-administrativos(as) das Universidades, o governador modificou os decretos e a autonomia foi mantida.

Reconhecido pela sua forma gentil de tratar a todos(as), o Professor Vicente deixará saudades. Sua atuação continuará reverberando no campo educacional e entre todos que desejam uma educação de qualidade para todos.

A ADunicamp lamenta profundamente a perda e se solidariza com familiares e amigos do professor Vicente Rodriguez.

Saudades. Professor Vicente Rodriguez (à direita), durante premiação realizada na Unicamp


1 Comentários

caio toledo

Vicente Rodriguez foi um qualificado docente, sério pesquisador, excelente orientador e um militante que sempre se comprometeu com a defesa de causas democráticas e transformadoras. Jamais renegou suas convicções socialistas e, até quando forças e energias não lhe faltaram, lutou por uma sociedade radicalmente democrática e socialmente igualitária. Um acadêmico refinado intelectualmente e que sempre manteve relações amistosas com todos e todas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver. VICENTE, PRESENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *