Em Campinas (SP), a concentração para o ato pela Revogação do “Novo Ensino Médio”, será a partir das 12h, na Av. Dr. Moraes Salles – altura do número 988, região central da cidade. A partir das 13 horas, será realizada a caminhada até a prefeitura municipal.
Em 15 de março, próxima quarta-feira, será realizado, em todo o Brasil, o “Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio”. O protesto, convocado pelas entidades do movimento estudantil – CNTE, UNE, UBES e ANPG – e sindical da educação, irá pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiros e brasileiras.
O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016 (MP 746). A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino.
Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicos e estudantes eclodiram no país para tentar barrar a proposta, que acabou aprovada no Congresso Nacional. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra a proposta que foi sancionada em 2017.
Em 2023, a sociedade se encontra diante das contradições do segundo ano da implementação do Novo Ensino Médio, que foi aprovada em 2017, e os efeitos perversos em relação aos discentes e docentes. Já no começo deste ano, o ANDES-SN apresentou à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a carta “Onze pontos programáticos em defesa da Educação Pública”.
O documento reivindica, em seu ponto oitavo, a revogação do Novo Ensino Médio e da Resolução CNE/Cp 02/2019, que altera as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e professoras para a Educação Básica (BNC formação), que está articulada com a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica. “Esses dispositivos rebaixam a formação universitária do(a)s docentes da educação básica e a formação da juventude em geral”, afirma o Sindicato Nacional.
Programação
Organização: Observatório do Ensino Médio
Movimento estudantil convoca: 15 de março, dia nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio – MOVIMENTO PELA CIÊNCIA&TECNOLOGIA PÚBLICA
[…] Fonte: ADunicamp, disponível em https://www.adunicamp.org.br/destaque/movimento-estudantil-convoca-15-de-marco-dia-nacional-pela-rev… […]