Carnaval e ativismo: “Bloco do Ribeirão” reuniu foliões para levar proposta de revitalização do Ribeirão das Pedras


No domingo de carnaval (19/02) tiveram início as atividades do projeto “Ribeirão das Pedras: um rio para chamar de nosso”, com a saída do cortejo do Bloco do Ribeirão, uma das ações propostas pelo grupo. Centenas de foliões participaram da atividade que percorreu a margem do rio com muita música, alegria e prosa para conscientizar crianças, jovens e adultos da importância de sua despoluição.

“Talvez não consigamos despoluir um grande rio, mas o ribeirão, em cuja bacia vivemos e que pertence ao grande rio, podemos despoluir”, foi com essa provocação da professora Emília Wanda Rutkowski (foto), docente na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU/Unicamp), durante o lançamento da série “Da nascente à foz”, do documentarista e cineasta Hidalgo Romero, diretor fundador do Laboratório Cisco, que o projeto nasceu e está se consolidando com etapas que vão desde o diagnóstico ambiental, já realizado por estudantes das disciplinas da professora Emília, à revitalização do rio.

A importância desse projeto, idealizado por pesquisadores(as), docentes, artistas, profissionais da saúde e educação, estudantes e moradores(as) da região, não é apenas para o distrito de Barão Geraldo. “É importante reconhecer que o lugar onde pisamos e vivemos pertence à alguma bacia. É significativo entender qual é essa pequena bacia que contribui diretamente, no nosso caso, para o Tietê ser um rio caudaloso”, propõe a professora Emília.

Para ela há um diferencial nesse projeto em relação aos anteriores. “Quem está mobilizando a comunidade, em especial os moradores, são os proprietários de empresas ao redor da bacia. Barão Geraldo é um lugar formador de opinião, pelo menos para uma parcela da cidade de Campinas, que pode se tornar um exemplo e ter um efeito catalisador para cidade. Quem sabe seja o primeiro grande passo para de fato mudar para sempre a cara do Ribeirão das Anhumas?
Quem sabe a gente pode ter de volta as famosas anhumas andando por toda os ribeirões e córregos da bacia e não só as capivaras”, contempla a professora.

As etapas do projeto serão implementadas de acordo com as estações climáticas do ano. Entre as ações que ocorrerão ao longo de 2023, destacamos as apresentações musicais e teatrais, que em breve serão anunciadas. Outras atividades artísticas, como sessões de cinema, também estão sendo programadas.

A ADunicamp, que esteve presente no percurso do Bloco do Ribeirão (veja galeria de fotos), apoia o projeto como um todo. As atividades em desenvolvimento e as propostas mantêm total convergência com a atuação da atual gestão da entidade, que indicou a sustentabilidade socioambiental como um assunto-chave para o ano de 2023.

O Ribeirão

O Ribeirão das Pedras nasce próximo ao Shopping D. Pedro, atravessa o distrito de Barão Geraldo até desaguar no Ribeirão das Anhumas. Nas últimas décadas, parte de sua mata ciliar foi reflorestada, entretanto, a água que corre contém poluentes que inviabilizam sua utilização para lazer e consumo. O projeto tem como objetivo chamar a atenção da população do distrito para a existência do rio e sua importância para a comunidade local.

Ajude a despoluir e revitalizar o rio, talvez um dia possamos voltar a tomar banho no Ribeirão das Pedras. Quem quiser colaborar com projeto entre em contato com: blocodoribeirao@gmail.com

“O rio sou eu e é você”

Letra do samba do Bloco do Ribeirão, escrito por Matheus Vianna e Hidalgo Romero (veja aqui)

Olhe esse riacho, amigo,
que a gente passa perto e nem vê.
Ele tá firme e forte
cheio de vida e sorte.

O rio sou eu e é você
O rio sou eu e é você, ê ê
O rio sou eu e é você!

A gente tem um sonho antigo,
e queremos convidar você.
Pra ser água ser cascalho,
ser peixe e ser um galho,

O rio sou eu e é você.
O rio sou eu e é você, ê ê
O rio sou eu e é você!

Pra nadar nesse riacho comigo,
é preciso mais do que querer.
Nosso luta é nosso canto
e o nosso querer é tanto,

o rio sou eu e é você.
O rio sou eu e é você, ê ê
O rio sou eu e é você!

(pausa)

Então venha nessa correnteza;
E traga sua fantasia;
Pé na terra, pular raíz, somos natureza;
Com  canto e alegria!

Por que hoje é carnaval;
Pra balançar o chão da praça;
Tomar banho chuva, tomar banho de rio que o calor passa;
Entre com a gente aqui nesse portal!!!

 

Galeria de fotos

Fotos: Paula Vianna/ADunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *