CaminhADu retoma programação aos sábados com caminhada pela centenária Fazenda Atalaia (Amparo/SP). Inscreva-se!


O Grupo de Caminhada da ADunicamp (CaminhADu), retoma suas atividades externas a partir do dia 23 de março de 2024 (sábado), com visita guiada pela histórica Fazenda Atalaia, produtora de queijos artesanais que ganhou notoriedade pela quantidade de prêmios recebidos ao longo dos anos.

A Fazenda Atalaia está localizada no município de Amparo (SP), que faz parte do Circuito das Águas Paulista. A propriedade, construída em 1870, guarda as lembranças da época em que o café era um dos principais motores da economia brasileira.

O valor para participar do evento é de R$45,00 (quarenta e cinco reais) por pessoa. A taxa é referente à visita guiada e à degustação de queijos artesanais produzidos no local. A ADunicamp fornecerá transporte para os(as) interessados(as) em participar da atividade.

A visita requer inscrição prévia. Para isso, basta acessar este link, realizar a inscrição e anexar o comprovante de pagamento da taxa referente à visita guiada. As informações para o pagamento estão disponíveis no formulário de inscrição. A data limite para inscrição é até às 16 horas do dia 20 de março de 2024 (quarta-feira). 

VAGAS
As vagas são destinadas prioritariamente aos inscritos(as) e participantes regulares do CaminhADu (mais informações no final do texto) e docentes associados(as), que poderão inscrever até 01 acompanhante para a atividade. Em caso de vagas excedentes, o critério de distribuição será da seguinte forma: familiares de docentes associados(as), docentes não associados(as), funcionários(as) e estudantes da Unicamp. 

Ao final do período de inscrições, todos(as) receberão retorno via e-mail ou whatsapp sobre a confirmação da inscrição.

ROTEIRO | VISITA GUIADA FAZENDA ATALAIA
Sábado, 23/03/2024
Saída da ADunicamp: 08h
Previsão de chegada na Atalaia: 09h
Visita guiada, com degustação de queijos (valor por pessoa R$ 45,00): das 10h às 11h
Almoço por adesão (segue cardápio para apreciação dos preços, clique aqui): 12h às 14h
Retorno para ADu: 15h
Chegada na ADu: 16h
Local: Fazenda Atalaia, Rodovia SP-352 (Rod. Antônio Cazalini), Km 137, Amparo/SP.

SOBRE A VISITA HISTÓRICA GUIADA À FAZENDA ATALAIA
A caminhada pela Fazenda Atalaia será de aproximadamente 50 minutos. A visita guiada tem como principal finalidade contextualizar a história da propriedade centenária, dentro do eixo de conexão e expansão da cultura do café após a década de 1850.

A conexão temática entre diversos eixos relacionados a história do Brasil entre os quais: expansão da cultura do café; chegada da Ferrovia; compreensão do processo de exploração da mão de obra escrava e a respectiva ruptura com a mão de obra imigrante; compreensão da valorização do café no mercado internacional articulado pela política imperial durante o governo de Dom Pedro II; compreensão da cultura construtiva e arquitetônica presente na Fazenda; difusão de idéias preservacionistas e de educação patrimonial, através do restauro da fazenda; importância da ressignificação econômica de propriedades históricas, por meio da exploração do gado leiteiro respeitando a célula de origem da fazenda.

Haverá visita ao meliponário (abelhas nativas brasileiras sem ferrão) e observação da ordenha e manejo de animais (produção de leite). Conheceremos a ala de maturação dos queijos e ao final haverá uma deliciosa degustação personalizada de queijos autorais.

Saiba mais no site: https://fazendaatalaiaamparo.com.br/

PARA BOM APROVEITAMENTO DAS PRÁTICAS LEMBRE-SE DE:
– Levar sua máquina fotográfica ou celular
– Vestir roupas leves e confortáveis
– Tênis ou calçado fechado
– Traga sua garrafinha de água para hidratar-se
– Boné, filtro solar e repelente

PARTICIPE DO CAMINHADU
O grupo CaminhADu se reúne regularmente às quartas-feiras, a partir das 17h30, na Praça da ADunicamp, espaço externo do restaurante da entidade. O grupo foi criado para promover e estimular a prática de atividades físicas e fortalecer laços entre colegas, docentes e funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Saiba mais e se inscreva aqui.


2 Comentários

Fernando Piva

Para fazer a inscrição, basta acessar ao link: https://docs.google.com/forms/d/1Cz0XVlxFt8QIGDag5vOxzZBT6R9JtAgOFZTacUPKuQ8/edit

edmundo da silva braga

como fazer a inscrição para o passeio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *