Caminhada pela Estrada Velha de Santos proporcionou contato com a natureza e resgate histórico


O Grupo de Caminhada da ADunicamp (CaminhADu) realizou, no dia 13 de abril de 2024 (sábado), a trilha pela antiga e histórica Estrada Velha de Santos, situada no Parque Estadual da Serra do Mar. Essa foi a segunda atividade externa do grupo em 2024 e, para quem desejar participar das próximas, basta fazer a inscrição e participar do grupo, que se reúne semanalmente na sede da ADunicamp, em Campinas/SP (informações no final do texto). 

Essa estrada foi a primeira via de acesso pavimentada com concreto da América Latina e possibilitou o acesso da cidade de São Paulo/SP até o litoral. Em 1947, quando foi inaugurada a Rodovia Anchieta, a estrada passou a ser um trajeto secundário; a partir disso, ela passou a ser conhecida como Estrada Velha de Santos.

Com muita disposição e entusiasmo, o grupo percorreu o trecho que corta a Serra do Mar e tem 8 quilômetros entre São Bernardo do Campo e Cubatão, revelando um acervo a céu aberto da história do Brasil. Os participantes se aventuraram por trilhas sinuosas, cercadas pela exuberante vegetação da Mata Atlântica, cachoeiras, cantos de pássaros e uma vista deslumbrante. Entre risadas e conversas animadas, cada passo revelava novas paisagens e pontos de vista privilegiados do litoral paulista. 

Em 1922, em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil, foram construídos 8 monumentos ao longo da Estrada Velha de Santos, que hoje pode ser percorrido a pé. Na década de 1970, eles foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Pela segunda vez Maria Teresa Moreira Rodrigues (FEQ), professora aposentada, fez esse percurso pela velha estrada, mas mesmo assim a caminhada lhe proporcionou novas percepções. “Relembrei histórias e ouvi novas. A exuberância das matas da Serra do Mar, o ar puro e muita, muita água. Senti muito fundo a necessidade premente da conservação,  todo mundo deveria conhecer e apreciar este caminho. Além disso, companhias agradáveis e divertidas, muita gente subindo e descendo aqueles belos caminhos”, disse. 

A cada passo que o grupo percorria, a história da região se desvendava diante de seus olhos, repleta de narrativas sobre os antigos tropeiros e a riqueza da biodiversidade local.

Além do aspecto histórico, a caminhada também proporcionou uma oportunidade única de contato direto com a natureza. Os participantes puderam observar de perto a diversidade de flora que habita o Parque Estadual da Serra do Mar.

Tânia Maria Coelho Leite (Cotuca), professora aposentada e que participou pela primeira vez da caminhada, aprovou o passeio. “A ADunicamp tem promovido várias atividades culturais para seus associados, todas muito boas. Sábado passado foi dia de caminhada pela antiga estrada de Santos. Foi um passeio delicioso, repleto de cultura, amizades, exercícios, partilha, num lugar de natureza exuberante. Tudo muito organizado e acolhedor, onde pude fazer novas amizades e fortalecer outras. Adorei participar. Já  aguardando os próximos eventos!”, relatou a professora.

A caminhada do CaminhADu pela Estrada Velha de Santos foi mais do que uma simples atividade ao ar livre; foi uma jornada de descoberta, aventura e comunhão com a natureza e a história. 

PARTICIPE DO CAMINHADU
O grupo CaminhADu se reúne regularmente às quartas-feiras, a partir das 17h30, na Praça da ADunicamp, espaço externo do restaurante da entidade. O grupo foi criado para promover e estimular a prática de atividades físicas e fortalecer laços entre colegas, docentes e funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Saiba mais e se inscreva aqui.

Fotos: Cristina Segatto/ADunicamp


1 Comentários

ADunicamp

[…] Caminhada pela Estrada Velha de Santos proporcionou contato com a natureza e resgate histórico […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *