ADunicamp repudia violência da PM do governo paulista contra manifestação de indígenas na Rodovia dos Bandeirantes


A ADunicamp repudia com veemência a ação da Tropa de Choque da Polícia Militar enviada pelo governo do Estado de São Paulo para reprimir de forma violenta, com bombas de efeito moral e disparos de balas de borracha, a manifestação de integrantes e apoiadores dos povos indígenas, ocorrida na manhã desta terça-feira, 30 de maio. A violência atingiu, inclusive, crianças e idosos/as que participavam da manifestação.

Indígenas da etnia Guarani Yvyrupa e apoiadores, constituindo um grupo de mais de 100 pessoas, fecharam um dos sentidos da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do quilômetro 20, Zona Leste de São Paulo, para protestar contra o PL 490, que tramita em ritmo acelerado na Câmara e pretende chancelar o Marco Temporal.

O Marco Temporal, entre outras medidas opressivas, pretende estabelecer que os povos originários só podem reivindicar territórios que já estavam estabelecidos quando a Constituição Federal foi promulgada, em 1988.

O PL 490 e o Marco Temporal não levam em conta que um grande contingente desses povos já estava expulso de suas terras em 1988, após um dos maiores períodos de invasões de territórios e extermínio de indígenas, ocorrido durante a Ditadura Militar, então recém encerrada.

A ADUNICAMP DEFENDE O DIREITO DOS POVOS ORIGINÁRIOS AO SEUS TERRITÓRIOS E A GARANTIA DA PRESERVAÇÃO DE SUAS CULTURAS!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *