ADunicamp nutre corações e mentes dos Sem Terrinha no Acampamento Marielle Vive


No acampamento Marielle Vive, do MST, localizado em Valinhos, interior de São Paulo, todo sábado uma equipe de estudantes de graduação da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp promove, junto à “Ciranda Infantil” dos Sem Terrinhas, um café da manhã para as 70 crianças do local, com apoio da ADunicamp que fornece leite, pão, geleia, frutas e outros alimentos.

Essa é uma das ações solidárias praticadas pela ADunicamp que mantém o compromisso social e tem desempenhado um papel vital no apoio ao Acampamento Marielle Vive.

Para Júlia Pacheco Zan, estudante de graduação da FE/Unicamp e uma das responsáveis pelo café da manhã coletivo na Ciranda Infantil, a parceria com a ADunicamp é muito relevante para o projeto. “A questão da alimentação é muito delicada no MST. Muitas crianças não tem acesso ao café da manha durtante a semana e nem a esse tipo de alimento que a ADunicamp oferece. As famílias não tem condições de oferecer essa alimentação. Lembro de uma vez que recebemos da ADunicamp, entre as frutas, kiwi e muitas crianças nunca tinham visto ou comido um kiwi. É um momento muito significativo para essas crianças”, relata Júlia Zan.

As “Cirandas”, que são espaços de organização inerentes ao MST, voltados para as crianças do acampamento, já aconteciam antes desse grupo de estudantes de graduação da FE/Unicamp desenvolver o projeto. Mas foi na pandemia que a demanda em oferecer reforço escolar para essas crianças, que foram muito prejudicadas com o ensino remoto, se tornou urgente.

“Com o tempo nosso grupo foi conhecendo mais sobre a pedagogia do MST. Percebemos que as Cirandas não têm foco somente na escolarização e sim como espaço de acolhimento e escuta dessas crianças como forma de reconhecê-las como sujeito do processo de reforma agrária”, disse Júlia Zan.

Parceria

O Acampamento Marielle Vive é uma homenagem à memória da vereadora Marielle Franco, que dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos e pela justiça e abriga agricultores/as familiares que buscam dignidade e justiça social através da reforma agrária.

A parceria entre a ADunicamp e o Acampamento Marielle Vive reafirma o compromisso de docentes e estudantes da Unicamp em apoiar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a luta digna  pela igualdade social. Dentro desse contexto, a ADunicamp tem fortalecido os laços entre a universidade e o movimento.

ADunicamp Solidária

A Campanha ADunicamp Solidária surgiu durante a pandemia com o objetivo de auxiliar no combate aos impactos sociais causados pela Covid-19, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. E desde então tem realizado ações sistemáticas de compra e arrecadação de produtos que são entregues a comunidades indicadas por entidades que atuam em diferentes segmentos sociais de Campinas e região.

Muitas dessas ações foram continuadas e nesta série de matérias, intitulada “Conheça as ações ADunicamp Solidária”, será possível ao docente associado conhecer as entidades e comunidade beneficiadas. Em breve divulgaremos as demais ações realizadas.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *