7 DE FEVEREIRO: DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS


A data ocorre, neste início de 2023, num momento de extrema vulnerabilidade dos povos originários.

O finado governo desmontou, nos últimos 4 anos, os organismos de defesa e proteção dos territórios e dos povos indígenas e abriu as porteiras da floresta para o garimpo ilegal e para a derrubada da mata, transformada em madeira de exportação e o solo para a criação de gado e plantio de soja.

A tragédia Yanomami, amplamente revelada agora, é um resultado trágico dessa destruição da floresta, mas não é a única. Por todo o Brasil, territórios e populações indígenas vivem sob permanente ameaça.

A recuperação dos órgãos de proteção, que começa a ser realizada, exige urgência como poucas vezes em nossa história recente.

Ao lado das populações ribeirinhas e extrativistas, os povos originários são os grandes defensores de nossas matas e reservas.

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi instituído em 2008 e a data lembra a morte de Sepé Tiajaru, em 1.756, indígena que liderou as revoltas dos guaranis contra portugueses e espanhóis, na região dos Sete Povos de Missões, contra a divisão de suas terras então estabelecida pelo Tratado de Madri

ADUNICAMP DEFENDE A DEMARCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A DEFESA AMPLA E IMEDIATA DOS POVOS ORIGINÁRIOS!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *