41º Congresso do ANDES-SN: docentes decidem pela saída do Sindicato Nacional da base da CSP-Conlutas


Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2023, teve início o quinto e último dia do 41º Congresso do ANDES-SN, com o ponto de pauta que propôs a desfiliação do Sindicato Nacional da base da CSP-Conlutas.

A pauta foi debatida na abertura da quarta plenária do Congresso, que tratou de questões organizativas e financeiras do ANDES-SN. Após mais de uma dezena de falas em defesa ou contra a desfiliação, as e os docentes delegadas e delegados do Congresso deliberaram pela saída do Sindicato Nacional da base da CSP-Conlutas.

Ao todo, 262 docentes votaram pela desfiliação, contra 127 que optaram pela permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas. Ainda tiveram sete  docentes que abstiveram os seus votos.

POSIÇÃO DA DELEGAÇÃO DA ADUNICAMP

Antes da viagem para a cidade de Rio Branco (AC), onde está sendo realizado o 41º Congresso do ANDES-SN, as e os docentes que compuseram a delegação da ADunicamp, emitiram um manifesto defendendo a desfiliação do Sindicato Nacional da CSP-Conlutas.

No texto, a delegação apontou diversos pontos como justificativa para tal posição. O principal motivo, destacado no documento, aponta “o sectarismo político que tem caracterizado a intervenção sindical da CSP-Conlutas nos últimos anos. A central priorizou agir de acordo com as posições políticas da corrente partidária hegemônica em seu interior, isolando-se das lutas democráticas e populares travadas no último período. Como resultado, o ANDES-SN, enquanto um dos principais sindicatos que integram a referida central, permaneceu igualmente isolado, não apenas no conjunto de forças políticas e sociais que compõe o campo democrático no Brasil, mas também no contexto do movimento da defesa da educação e da ciência e tecnologia públicas”.

O manifesto intitulado “porque defendemos a saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas”, que pode ser lido aqui, foi assinado por toda a delegação da ADunicamp: professoras Silvia Gatti (IB/Unicamp), Maria José Mesquita (IG/Unicamp), Regina Célia da Silva (CEL/Unicamp) e Diama Bhadra Andrade Peixoto do Vale (FCM/Unicamp); e os professores Edson Joaquim dos Santos (Cotuca), André Kaysel Velasco e Cruz (IFCH/Unicamp) e Wagner de Melo Romão (IFCH/Unicamp). A professora Emília Wanda Rutkwoski (FECFAU), assina o documento, mas por motivos de saúde não pode comparecer ao congresso.

SEMINÁRIO E DEBATES

Após a aprovação da desfiliação do Sindicato Nacional da CSP-Conlutas, as e os docentes aprovaram a realização de um Seminário Nacional sobre a reorganização da classe trabalhadora em 2023 e que o ANDES-SN, por meio das suas secretarias regionais e com apoio do GTPFS, promova reuniões e seminários para discutir e divulgar a importância das centrais sindicais na organização das lutas em defesa da classe trabalhadora.

A plenária também aprovou que o ANDES-SN – por meio da sua diretoria, secretarias regionais, grupos de trabalhos e seções sindicais – organize uma série de debates com o tema “A classe trabalhadora no enfrentamento às políticas da extrema-direita no Brasil e no mundo”. E que seja editada uma síntese do Seminário sobre Reorganização da Classe trabalhadora a ser realizado pelo ANDES-SN.

REGIMENTO ELEITORAL

Na sequência, as delegadas e os delegados aprovaram ainda o Regimento Eleitoral das eleições da próxima diretoria do Sindicato Nacional – biênio 2023/2025. O pleito será realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2023 em todo o país. Logo após a aprovação do regimento, houve o registro de quatro chapas na Secretaria do congresso. São elas: ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar; ANDES-SN Classista e de Luta; Renova Andes; e ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo.

YANOMAMI

Diante da situação dramática vivida pelos indígenas Yanomami, em Roraima, o ANDES-SN irá doar o valor de R$200 mil em favor do povo Yanomami, com o fim de auxiliar na promoção das medidas necessárias à reparação dos danos sofridos e à redução dos efeitos da crise sanitária e humanitária decorrente das omissões e ações do governo genocida de Jair Bolsonaro, e que as doações ocorram em diálogo com as associações Yanomami, intermediada pela Regional Norte I, com as devidas comprovações para prestação de contas.

O 41° Congresso também votou pela aprovação das contas do 65° Conad do ANDES-SN e a manutenção do apoio financeiro à Escola Nacional Florestan Fernandes, Casarão da Luta e à Auditoria Cidadã da Dívida, entre outras. Ainda na plenária do Tema 4, as delegadas e os delegados aprovaram  que a cidade de Fortaleza (CE) será a sede do 42ª edição do evento do Sindicato Nacional, a ser realizado em 2024.

Jennifer Webb Santos, 3ª tesoureira do ANDES-SN, presidiu os trabalhos e avaliou que a plenária garantiu um amplo debate com a categoria e aprovações importantes para a categoria. “Encerramos a mesa da plenária 4 deste grande Congresso do ANDES-SN e foi um momento muito importante e fundamental pra que decidíssemos os rumos do nosso sindicato, entre eles, a desfiliação da CSP-Conlutas e de diversos temas como o Regime Eleitoral, debatido nos grupos mistos, que vai nos guiar no nosso processo eleitoral. Além disso, aprovamos as contas dos nossos últimos eventos, as nossas políticas de solidariedade que são fundamentais e também nesse bojo está a ajuda ao povo Yanomami com uma importante decisão dessa plenária. Outra situação fundamental foi a escolha da sede do 42º Congresso que será na Universidade Federal do Ceará (UFC) que é uma universidade importantíssima. Vamos preparar um congresso grandioso como este aqui no Acre”, disse.

A mesa da plenária foi composta também pela diretora Dulcideia da Conceição, 2º tesoureira da Regional Norte II; e os diretores Fernando Prado, 1º secretário da Regional Sul; e Luis Augusto Vieira, 2º vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN.

41º CONGRESSO

O 41º Congresso do ANDES-SN começou na segunda-feira (6), em Rio Branco (AC), com o tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. Até sexta-feira (10), as e os mais de 600 docentes participantes irão debater e deliberar sobre as ações e pautas que orientarão as lutas da categoria docente durante o ano de 2023.

O evento ocorre na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Adufac – Seção Sindical. Pela primeira vez, o congresso do Sindicato Nacional acontece na capital acreana.

NOSSA COBERTURA

A defesa da educação, dos direitos da classe trabalhadora e da vida dos povos originários marcam abertura do 41º Congresso do ANDES-SN

Revogação das contrarreformas, unidade na luta por direitos e contra as opressões pautaram debate de Conjuntura do 41º Congresso do ANDES-SN

Realizado em sua terra natal, Chico Mendes é homenageado na abertura do 41° Congresso, que propõe ações de defesa das causas ambientais

Docentes definem plano de lutas dos setores das Instituições Estaduais e Municipais no 41º Congresso do ANDES-SN

41º Congresso aprova plano de lutas para docentes das Instituições Federais de Ensino

– 41º Congresso do ANDES-SN: docentes decidem pela saída do Sindicato Nacional da base da CSP-Conlutas

Filha de Chico Mendes fala no 41° Congresso do ANDES-SN e diz que, para seu pai, educação era ‘maior instrumento de libertação’


1 Comentários

ADunicamp

[…] – 41º Congresso do ANDES-SN: docentes decidem pela saída do Sindicato Nacional da base da CSP-Conlutas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *