24 de fevereiro | Dia da conquista do voto feminino no Brasil


A primeira eleição no Brasil aconteceu em 1532, quando Martin Afonso de Sousa, donatário da Vila de São Vicente, instalou a então única Câmara do país. E durante todo o período colonial as eleições foram frequentes nas vilas e cidades que se formavam.

Mas o direito das mulheres ao voto só aconteceu 400 anos depois, em 24 de fevereiro de 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto n° 21.076.

A conquista não veio por acaso. Resultou de uma longa e intensa luta das mulheres pelo direito ao voto. Em países do mundo inteiro essa conquista apenas começara a ocorrer nos finais do século XIX e inícios do século XX. E em muitos outros só ocorreria depois do Brasil.

Em 1910, liderado pela feminista baiana Leolinda Daltro, foi fundado o PRF (Partido Republicano Feminino) que tinha entre as suas pautas o combate à exploração de mulheres e o direito ao sufrágio universal.

Em 1917, o PRF realizou a primeira grande manifestação pelo direito ao voto feminino no país e nos anos seguintes manifestações se multiplicaram pelo país.

O partido lutou e conseguiu que um projeto de lei pelo sufrágio universal fosse votado, em 1921, no Senado. Aprovado em primeira votação, não chegou a ser votado em segunda e, portanto, foi arquivado.

Assim, o decreto de 1932 foi resultado de muitas lutas que prosseguem até hoje, uma vez que as mulheres que representam mais de 50% da população brasileira têm uma representatividade mínima em cargos políticos.

ADUNICAMP DEFENDE A PLENA REPRESENTATIVIDADE FEMINA EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA POLÍTICA E DA SOCIEDADE!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *