24/01, Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados e os 101 anos da Previdência Social no Brasil


Neste dia 24 de janeiro as atenções se voltam para as lutas das aposentadas e dos aposentados, marcando o Dia Nacional do Aposentado, e também os 101 anos da Previdência Social no Brasil.

A data foi instituída pela Lei 6.926/81, criando o Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados, uma homenagem a trabalhadoras e trabalhadores que dedicam anos de suas vidas ao serviço e à luta por direitos e por melhores condições de trabalho. Também faz alusão ao Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, que originou a Previdência Social, que completa 101 anos de .

A ADunicamp se une às diversas categorias do funcionalismo público em defesa da Previdência Social.

Entre as principais reivindicações, destaca-se a luta pelo fim da contribuição previdenciária de aposentadas e aposentado, pela integralidade das aposentadorias e pela recomposição da remuneração das servidoras e dos servidores de forma que assegure a equiparação salarial entre ativas, ativos, aposentadas e aposentados e pensionistas.

A pauta de reivindicações inclui, ainda, a reversão da reforma da Previdência, que impactou significativamente as condições de aposentadoria no país. Além disso, manifesta-se contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, conhecida como Contrarreforma Administrativa, que representa uma ameaça aos serviços públicos e aos direitos dos servidores.

A luta estende-se além das demandas específicas da categoria, abrangendo a defesa por serviços públicos e de qualidade. A valorização do funcionalismo público e a garantia de um sistema previdenciário sólido são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

No cenário atual, aposentadas e aposentados enfrentam questões como a defasagem nos valores dos benefícios em relação ao custo de vida, a ameaça de reformas previdenciárias que buscam ajustes muitas vezes prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras, e a busca constante por políticas que garantam a saúde e o bem-estar.

Diante desse contexto, a ADunicamp demonstra seu comprometimento com os interesses das associadas e dos associados que estão aposentadas/os. Em um esforço para enfrentar esses desafios de maneira mais eficaz, a associação criou uma secretaria específica para tratar das questões relacionadas aos aposentados.

A iniciativa visa atender esse grupo de docentes de forma centrada, promovendo a formulação e execução de ações políticas, culturais e voltadas à saúde e ao lazer. A ADunicamp reconhece a importância de garantir não apenas uma aposentadoria justa, mas também um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo e a qualidade de vida desses profissionais que dedicaram anos de trabalho ao ensino e à pesquisa.

Neste Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados, é fundamental refletir sobre os desafios que ainda persistem. A sociedade deve estar unida na defesa de políticas que assegurem uma aposentadoria digna e a proteção dos direitos adquiridos ao longo de uma vida dedicada ao trabalho.


1 Comentários

ADunicamp

[…] 24/01, Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados e os 101 anos da Previdência Social no Brasil […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *