Cineclube Especial: Filme com Música ao vivo


PrintEncouraçado Potemkin de Serguei Eisenstein
Quarta-feira (08/04), às 19h.
Música original realizada ao vivo por performers e compositores do curso de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp:
Alex Kim Manso (percussão)
Ananda Cardoso (piano)
Erick Jun (violão)
Lucas Guedes (percussão)
Rodrigo Rossi (bateria)
Tales Botechia (piano)
Taynan Sanchez (flauta)
Vinicius Cesar de Oliveira (violão)
Weber Marely (live electronics)
 
Direção Artística: J. A. Mannis
Sobre o filme
Realização mais importante de Sergei Eisenstein, O Encouraçado Potemkin conta o momento histórico da rebelião dos marinheiros de navio de guerra ocorrido em 1905. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica, por suas técnicas utilizadas até hoje como base do cinema experimental. Inspirando-se nos ideogramas orientais, Eisenstein cria complexas e profundas ideologias a fim de retratar a injustiça e enaltecer o poder do coletivo nas revoluções populares. Durante os anos, O Encouraçado Potemkin contou com diversas trilhas sonoras como a composta por Edmund Meisel, e mais conhecida 5ª Sinfonia de Shostakovich. O trabalho desenvolvido pelos alunos do 2º e 3º anos da classe de composição da Unicamp, com orientação do Prof Dr. José Augusto Mannis, é um processo de experimentação e interação por meio de improvisações coletivas no intuito de auxiliar o desenvolvimento do drama.
Direção: Serguei Eisenstein.
Elenco: Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Aleksandrov, Mikhail Gomorov, Ivan Bobrov, Sergei Eisenstein, Julia Eisenstein, Beatrice Vitoldi e N. Poltavseva.
Roteiro: Nina Agadzhanova.
Produção: Jacob Bliokh.
Duração: 1 h 12 min


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *