Chamada de artigos e reportagem fotográfica para a Revista Universidade e Sociedade – n.º 74.


A Revista Universidade e Sociedade – US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo propósito é o de estimular a investigação e o debate de temas relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica quanto às experiências sindicais e sociais acerca de questões de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

A diretoria do ANDES-SN deliberou que o tema central do número 74 da revista US será: “A urgência da luta antirracista nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs”.

Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização (em anexo) e ser submetidos até o dia 30 de abril de 2024. Enfatizamos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

A edição 74 da Revista Universidade e Sociedade – US incluirá, igualmente, uma reportagem fotográfica, abordando a mesma temática, cujo prazo para depósito se encerrará em 15 de abril de 2024. Para a reportagem fotográfica abre-se espaço a conteúdos relacionados às cotas raciais na educação, às políticas de reparação e ações afirmativas, às ações institucionais e sindicais de enfrentamento ao racismo nas universidades, institutos federais e CEFETs, à presença do povo negro nos espaços de representação coletiva, do movimento estudantil e sindical, às atividades acadêmicas e sindicais que destacam a história e a cultura afrodescendente, À presença dos diversos movimentos sociais de luta antirracista no interior das universidades, institutos federais e CEFETs.

O corpo editorial solicita o engajamento do(a)s jornalistas vinculados às seções sindicais, assim como, de todo(a)s o(a)s interessado(a)s que possam contribuir, para o envio de fotografias que integrem o acervo das respectivas seções sindicais e que se relacionem com o tópico temático em questão.

  Importante ressaltar alguns requisitos básicos para o envio:

  • no máximo cinco fotos por seção sindical, com uma resolução mínima de 300 DPI e numeradas de 1 a 5;
  • o nome do(a) autor(a) de cada foto;
  • a seção sindical a qual pertence (se for o caso);
  • a legenda da(s) foto(s) (pequeno texto salvo em formatoWord,com numeração de 1 a 5, descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro).

As fotos deverão ser enviadas para imprensa@adunicamp.org.br. Solicitamos o envio via link do google drive, seguindo as orientações acima.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *