Abaixo-assinado: Manifesto de apoio à Profa. Jacyara Paiva, docente da Ufes, dirigente sindical do ANDES-SN


As entidades e pessoas abaixo-assinadas expressam seu apoio à Professora Jacyara Paiva, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que, em 28 de dezembro, tomou conhecimento de um despacho da Procuradoria Federal da universidade para sua exoneração do cargo de docente. O parecer jurídico se refere a uma decisão, transitada em julgado, de um processo de 2021. Porém, tanto a reitoria quanto o departamento da Ufes, ao qual a professora está vinculada, já haviam manifestado, em 2018, o interesse pela permanência da professora e o arquivamento da ação: “não há óbice quanto à permanência da professora em questão e, sendo assim, a UFES tem interesse em encerrar o litígio judicial, tornando efetivo o ingresso da referida professora nos quadros funcionais de nossa Instituição” (Memo nº 182-2018-Gabinete da Reitoria da UFES, em 02/10/2018).

Assim, deve prevalecer a autonomia universitária e sua decisão administrativa, independente da orientação da Procuradoria Federal para seu desligamento. Além de ser dirigente do ANDES – Sindicato Nacional, Jacyara era vice-presidenta da Associação de Docentes da Ufes (Adufes) até dezembro de 2023. Ela também é militante do movimento negro capixaba e uma liderança na luta antirracista, dentro e fora da Ufes.

As entidades e pessoas abaixo-assinadas exigem que a Reitoria da Ufes tome as medidas necessárias para a manutenção da professora Jacyara no quadro de docentes da Universidade.

Jacyara fica! O povo negro fica!

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

 

Profa. Francieli Rebelatto

Secretária-Geral – ANDES/SN

 

Segue o link do abaixo-assinado e manifesto em defesa da professora Jacyara Paiva: https://chng.it/Lv7SZwGcFM


1 Comentários

Adriana Bromonschenkel Lima

Eu também sou: Jacy fica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *