ChargeADu | Democracia é…


A ideia de ‘governo do povo’ foi cunhada na Grécia antiga. Só que a democracia grega excluía de qualquer direito de cidadania as mulheres e as populações escravas e estrangeiras.

A exclusão permaneceu, ao longo dos séculos, em praticamente todos os países que adotaram o regime democrático. Tanto que as mulheres, por exemplo, só adquiriram direito ao voto no Brasil em 1932.

E mesmo hoje, compondo mais da metade da população, elas têm apenas 17% dos assentos no parlamento. Mas não são apenas as mulheres. As populações pobres, negras e indígenas estão parcialmente excluídas da vida pública e de direitos fundamentais que, em tese, deveriam ser assegurados pela democracia.

A Constituição de 1988, a Constituição Cidadã, reafirma como princípios democráticos fundamentais o direito à vida e à representação política.

Para a ONU, democracia consiste na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural, bem como a plena representatividade e participação da população em todos os aspectos da vida.

Em outras palavras, ainda há muito o que fazer para a consolidação da democracia no Brasil.

ADUNICAMP DEFENDE O AVANÇO PERMANENTE DA SOCIEDADE EM BUSCA DE UMA DEMOCRACIA CADA VEZ MAIS PLENA!

Arte: @bira.dantas.5

Frase da arte: Democracia é…o ‘governo do povo’. E não pode excluir ninguém!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *