Fernando Eduardo Torres Orihuela (IMECC)

image_pdfMostrar em PDFimage_printImprimir
No último dia 28 de maio faleceu o professor Fernando Eduardo Torres Orihuela (22/06/1961 – 28/05/2020), associado da ADunicamp e docente do IMECC. A ADunicamp se solidariza com amigos e familiares e, em homenagem ao professor, pública o texto escrito pelos colegas Prof. Paulo Brumatti, Prof. Plamen E. Kochloukov e Prof. Saeed Tafazolian:
Fernando era professor titular do Departamento de Matemática do Imecc, Unicamp. Graduou-se em matemática pela PUC – Peru, em 1985, e defendeu o mestrado em 1988 pela mesma Universidade. Realizou seus estudos de doutorado no Impa, sob a orientação do professor Arnaldo Garcia, e defendeu sua tese em 1993.
A tese de doutorado do Fernando é uma referência para todos que estudam pontos de Weierstrass e coberturas duplas de curvas. Na sua tese de doutorado Fernando construiu os primeiros exemplos de semigrupos numéricos simétricos, que não ocorrem como semigrupos de Weierstrass de curvas não singulares.
Em seguida Fernando realizou um pós-doutorado em Trieste, na Itália, de 1994 a 1996. Naquela época ele iniciou uma colaboração com F. Reiner. Utilizando a teoria de Stohr e Voloch eles resolveram a Conjectura de Xing e Stichtenoth. Junto com Reiner e Garcia, encontraram várias classificações das curvas com muitos pontos racionais. Durante seu pós-doutorado na Itália Fernando começou sua colaboração com G. Korchmaros no estudo de curvas maximais. Em 1997 realizou pós-doutorado na Alemanha, onde trabalhou com H. Stichtenoth e com R. Pellikaan sobre códigos geométricos.
Em 1998 iniciou sua carreira no Departamento de Matemática no Imecc, Unicamp. Começou como professor doutor e chegou a professor titular.  Trabalhou até os seus últimos dias, e deixou um legado de suma importância na área da Geometria Algébrica: curvas algébricas sobre corpos finitos, semigrupos numéricos, teoria de códigos. Fernando dedicou sua vida à matemática e aos seus alunos e colegas de pesquisa. Fernando era autor de mais de 50 artigos em revistas internacionais de grande destaque. Publicou, em 2008, junto com Hirschfeld e Korchmaros, o livro “Algebraic Curves Over a Finite Field”, pela Princeton University Press. Fernando era editor das revistas Semigroup Forum e Journal of Algebra, Combinatorics, Discrete Structures, and Applications. Foi orientador de 11 alunos de doutorado, vários dos quais são pesquisadores ativos. Nós, seus colegas e amigos, somos testemunhas da generosidade e de sua entrega para com seus alunos, estas eram características marcantes nele.
Fernando era um colega querido e gentil, muito educado e dedicado. Vamos sentir muito a falta dele!
Prof. Paulo Brumatti, Prof. Plamen E. Kochloukov e Prof. Saeed Tafazolian
Departamento de Matemática da Unicamp
Rolar para cima