Parque Estadual da Serra do Mar será o próximo destino do CaminhADu 


A caminhada será no próximo dia 13 de abril, pela conhecida (e antiga) Estrada Velha de Santos. As vagas são limitadas (veja regras abaixo) e para realizar a inscrição é necessário acessar o formulário disponível neste link

O próximo roteiro do Grupo de Caminhada da ADunicamp (CaminhADu) será pela belíssima Estrada Caminho do Mar (antiga Estrada Velha de Santos), que acontecerá no sábado, dia 13 de abril de 2024. A trilha tem um percurso de 8 quilômetros, com duração prevista para 5 horas. O transporte para a atividade será fornecido pela ADunicamp. 

A caminhada será feita por trilha asfaltada, onde estão localizados os mirantes para a Baixada Santista e os Monumentos Históricos. O início do trajeto será na entrada do parque em São Bernardo do Campo/SP; o final da trilha será na cidade Cubatão/SP, de onde o grupo regressará de ônibus para a sede da ADunicamp, em Campinas/SP. 

O percurso exige preparo físico, sendo recomendado para pessoas que estejam acostumadas a caminhar por longas distâncias e por longos períodos. Não recomendado para quem não está fisicamente preparado(a) para caminhadas de longos percursos.

VALORES E VAGAS

Para participar dessa atividade do CaminhADu, os(as) interessados(as) deverão efetuar somente o pagamento referente à entrada no Parque, fixado em R$20,00 (vinte reais) por pessoa. O pagamento da taxa deverá ser realizado no ato da inscrição, via pix ou transferência bancária diretamente para a ADunicamp (informações disponíveis no formulário de inscrição).

Ao todo serão disponibilizadas 45 vagas (capacidade máxima do ônibus), destinadas prioritariamente aos inscritos(as) e participantes regulares do CaminhADu (mais informações no final do texto) e docentes associados(as), que poderão inscrever até 01 (um/uma) acompanhante para a atividade.

Em caso de vagas excedentes, o critério de distribuição será da seguinte forma: familiares de docentes associados(as), docentes não associados(as), funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Ao final do período de inscrições, todos(as) receberão retorno via e-mail ou whatsapp sobre a confirmação da inscrição.

A data limite para inscrição é até dia 09 de abril de 2024 (terça) ou até atingir as 45 vagas. Para realizar a inscrição, acesse aqui

ALIMENTAÇÃO

Há apenas um café, para compra de bebidas e alimentos, disponível no Centro de Apoio ao Visitante, localizado na entrada de São Bernardo do Campo/SP. Nossa orientação é que cada participante leve lanche e água para consumir durante o percurso.

ROTEIRO | CAMINHADA PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR

Sábado: 13/04/2024
Saída da ADunicamp: 06h30
Previsão de chegada na entrada de São Bernardo: 08h30
Previsão de início da visita guiada com monitor pelos monumentos histórico (duração de 4/5 horas): 09h30
Previsão de chegada em Cubatão: 15h/16h
Previsão Retorno para ADu: 16h/17h
Previsão Chegada na ADu: 18h/19h
Local: Caminhos do Mar Portaria São Bernardo do Campo Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), KM 42, São Bernardo do Campo, SP
Portaria Cubatão: Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), KM 50, Cubatão, SP
Saiba mais sobre o local: https://caminhosdomar.com.br/

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

O Caminhos do Mar está localizado no Parque Estadual Serra do Mar, que é uma Unidade de Conservação criada com a finalidade de assegurar a integral proteção ao patrimônio biológico da Mata Atlântica, e ao mesmo tempo oferecer serviços que incentivem a educação ambiental e a integração das pessoas com a natureza. 

Além da riqueza natural, o Parque conta com um importante acervo cultural e histórico com seus monumentos erguidos em 1922 em homenagem ao centenário da Independência do Brasil.

A Estrada Caminho do Mar, mais conhecida como Estrada Velha de Santos, corta a Serra do Mar e tem 8 quilômetros entre São Bernardo do Campo e Cubatão. A Calçada do Lorena tem 3,5 quilômetros em um caminho pavimentado em pedras. É ao longo desses trajetos que estão situados os 8 Monumentos Históricos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras: Monumento do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Ruínas e Pouso Paranapiacaba.

O Caminhos do Mar proporciona aos seus visitantes uma experiência única e inesquecível em meio à natureza exuberante da Mata Atlântica e locais cheios de significado histórico, vistas espetaculares e atividades físicas, recreativas e educacionais. Mais do que promover o Ecoturismo, colocamos a natureza como protagonista e como um recurso a ser conservado e valorizado. 

PARA BOM APROVEITAMENTO DAS PRÁTICAS LEMBRE-SE DE:

– Levar sua máquina fotográfica ou celular
– Vestir roupas leves e confortáveis
– Tênis ou calçado fechado
– Traga sua garrafinha de água para hidratar-se
– Boné, filtro solar e repelente
– Levar lanche e água

PARTICIPE DO CAMINHADU

O grupo CaminhADu se reúne regularmente às quartas-feiras, a partir das 17h30, na Praça da ADunicamp, espaço externo do restaurante da entidade. O grupo foi criado para promover e estimular a prática de atividades físicas e fortalecer laços entre colegas, docentes e funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Saiba mais e se inscreva aqui.


1 Comentários

ADunicamp

[…] Agenda | Parque Estadual da Serra do Mar será o próximo destino do CaminhADu  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *