PODCASTADU | #Ep45 | História de lutas nas Universidades da América Latina


O episódio 45 do PodcastADu traz uma entrevista com o professor André Kaysel, do Departamento de Ciências Políticas, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp) narrando a História de lutas nas universidades da América Latina.

A primeira universidade da América Latina foi La Universidad Nacional Mayor de San Marcos, fundada em 1551, em Cuzco, Peru e começou a operar em 02 de janeiro de 1553, sendo a única da América que teve suas atividades continuadas sem interrupções.

No Brasil, nossa primeira universidade foi a universidade do Rio de Janeiro, criada em 7 de setembro de 1920, por meio de decreto federal. Mas, o ensino superior no Brasil só veio a adquirir cunho universitário nos anos 30. Até então, o modelo de ensino superior estava direcionado para a formação de profissionais liberais para carreiras tradicionais, como direito, medicina e engenharia.

As universidades hispano-americanas tiveram origem ainda no período colonial, ao passo que no Brasil, a instituição universitária data do século XX.

Confira esse episódio no player abaixo:

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *