PODCASTADU | #Ep37 | A ascensão da extrema direita na América Latina


Uma nova onda de ascensão de forças conservadoras de extrema direita ou ultradireita ou ainda neofascistas tem acometido a América Latina nos últimos anos.

A guinada à esquerda começa a acontecer na América Latina no final da década 90. Mas ao longo das décadas seguintes observamos a não manutenção das políticas de caráter progressista a partir da ascensão de regimes de direita.

Após quase uma década de prevalência de governos de orientação progressista na região, a partir de 2009, após a crise econômica mundial e o reposicionamento da política externa norte-americana para a América Latina, observou-se que as forças de oposição conservadoras foram se reorganizando gradativamente e reconquistando terreno em vários países, especialmente em eleições legislativas.

Para analisar a ascensão das forças conservadoras de direita nos países da América Latina e quais os instrumentos que contribuem para essa escalada convidamos o professor André Kaysel Velasco e Cruz (IFCH/Unicamp), nosso entrevistado neste episódio do #PodcastADu.

Ouça no player abaixo!

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS

Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *