PODCASTADU | #Ep35 | Ribeirão das Pedras: ocupar para recuperar


Um grupo de moradores do distrito de Barão Geraldo, composto por educadores, estudantes, profissionais da saúde, artistas, comerciantes, pesquisadores e professores da Unicamp uniram corações e mentes com o propósito de recuperar um rio, o Ribeirão das Pedras.

Em fevereiro, durante o carnaval, aconteceu uma das ações culturais previstas como forma de sensibilizar os moradores: o “bloco do Ribeirão”, que saiu em cortejo até as margens do Ribeirão das Pedras, reunindo foliões em defesa da causa. Outras ações culturais estão previstas para o ano de 2023 e serão divulgadas no site e nas redes sociais da ADunicamp.

O projeto “Ribeirão das Pedras: um rio para chamar de nosso”, está sendo implantado em etapas e conta com apoio da ADunicamp. A ideia nasceu a partir de uma provocação da professora Emília Rutkowski (FECFAU/Unicamp) durante o lançamento da série “Da nascente à foz”, do documentarista e cineasta Hidalgo Romero, diretor fundador do Laboratório Cisco, ambos entrevistados neste episódio do PodcastADu.

O Ribeirão das Pedras nasce próximo ao Shopping D. Pedro, atravessa o distrito de Barão Geraldo até desaguar no Ribeirão das Anhumas. Nas últimas décadas, parte de sua mata ciliar foi reflorestada, mas a água que corre contém poluentes que inviabilizam sua utilização para lazer e consumo.

O projeto tem como objetivo chamar a atenção da população do distrito para a existência do rio e sua importância para a comunidade local.

Acompanhe este episódio do PodcastADu no player abaixo:

#PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.


CRÉDITOS

Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin

Participação: Emília Rutkowski (FECFAU) e Hidalgo Romero (CISCO)

Edição: Paula Vianna

Vinheta: Edwiges Morato

Produção e Coordenação: Fernando Piva

Realização: ADunicamp


SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp


1 Comentários

ADunicamp

[…] PODCASTADU | #Ep34 | Ribeirão das Pedras: ocupar para recuperar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *