CONEXÃO ADUNICAMP | #Ep50 | Mundo Multipolar


Encerramos a temporada 2023 com o episódio 50 do podcast Conexão ADunicamp, que traz um debate sobre o mundo multipolar e sua estrutura, nesse momento em que novos eixos de poder se organizam.

O mundo vive mudanças geopolíticas profundas, com a expansão e consolidação de novos eixos econômicos e comerciais. E, como consequência, novos eixos políticos e de poder.

Com a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética, da Guerra Fria e todas aquelas mudanças que nos anos 1980, a hegemonia econômica e política dos Estados Unidos e aliados, europeus principalmente, se tornou quase absoluta em escala global.

As relações globais nunca foram e não são estáticas. Estão em permanente mudança. Nas últimas décadas, essa hegemonia vem recebendo constantes mudanças e enfrentamentos, com o fortalecimento de novos blocos econômicos supranacionais.

Essa mudança, um mundo com novos eixos de poder e expansão econômica, comercial, tecnológica e assim por diante, é a origem desse chamado mundo multipolar.

O maior novo bloco, o novo grande eixo de expansão econômica, comercial e tecnológica é hoje capitaneado pela China e também essa expansão mais recente dos Brics, que busca, entre outras coisas, gerar uma nova disponibilidade de capitais para os países membros.

A entrevistada deste episódio é Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, docente na Universidade Federal do ABC (UFABC), no programa de pós-graduação em Relações Internacionais, no qual também atua como coordenadora e também docente nos bacharelados de Ciências e Humanidades e de Relações Internacionais.

Realiza pesquisas acadêmicas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Política Externa, China e Brasil. Ela integra o Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC e a Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina).

Confira esse episódio no player abaixo:

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

 

CRÉDITOS

Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin

Edição: Paula Vianna

Vinheta: Edwiges Morato

Produção e Coordenação: Fernando Piva

Realização: ADunicamp

 

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *