CONEXÃO ADUNICAMP | #Ep49 | Inteligência Artificial e Democracia


Neste episódio 49 do podcast Conexão ADunicamp, nosso debate será sobre Inteligência Artificial e Democracia.

O uso e abuso da Inteligência Artificial (IA) nos canais de comunicação já é um desafio para as democracias. Mas o fato é que a IA já está entre nós há um bom tempo.

Durante as eleições de 2016 nos EUA e 2018 no Brasil, houve uma disseminação significativa de desinformação e notícias falsas nas redes sociais. Essa estratégia usou mecanismos para confundir a opinião pública e manipular o comportamento do eleitorado em plataformas de mídias sociais.

E agora recentemente a eleição na Argentina foi marcada pela disseminação de deep fake, uma tecnologia considerada um novo estágio das fake news.

Os bots ou robôs, programa de computador projetado para imitar ou substituir as ações de um ser humano executando tarefas automatizadas ou repetitivas, desempenharam um papel na amplificação dessas informações.

Mas em quais outros níveis da vida, da sociedade, a IA e as redes atuam nesse direcionamento de opiniões e comportamentos?

Essa e outras questões éticas sobre o tema foram abordadas neste programa pelos especialistas e convidados, o professor Rómis Attux, docente na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/Unicamp e Nina da Hora, cientista da computação, mestranda em Inteligência Artificial no Instituto de Computação (IC/Unicamp) e Hacker Antirracista, dedicando-se incansavelmente à justiça algorítmica e a tecnologias mais equitativas.

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Você pode ouvir e assistir ao #podcast Conexão ADunicamp nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

 

CRÉDITOS

Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *