CONEXÃO ADUNICAMP | #Ep48 | A emergência das Mudanças Climáticas


O Podcast ADu a partir deste episódio passa a se chamar Conexão ADunicamp. Uma renovação que acompanha o novo formato do programa, agora também em vídeo e que poderá ser assistido pelo canal oficial da ADunicamp no Youtube.

Neste episódio 48, do podcast Conexão ADunicamp, vamos tratar de um dos temas mais preocupantes deste século: as mudanças climáticas, ou seja, a forte alteração da temperatura e dos padrões climáticos em curso hoje no planeta e no mundo, com importante aceleração nos últimos anos, conforme muitos cientistas e ativistas tem alertado.

Dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, apontam que as causas são bem conhecidas e podem ser atribuídas ao modelo econômico e de produção.

A farta utilização de combustíveis fósseis que, ao serem queimados, liberam o dióxido de carbono, o CO2, na atmosfera, uma das principais causas do efeito estufa.

No Brasil o perfil de emissões é diferente da maioria dos outros países, pois a maior parte dos gases de efeito estufa é proveniente do desmatamento e não da queima de combustíveis fósseis.

Para esclarecer alguns pontos consideráveis do assunto convidamos Ana Maria Heuminski de Ávila, pesquisadora no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura (CEPAGRI/), com vasta experiência nas áreas de Meteorologia e Agrometeorologia e Raul Reis Amorim, docente no Instituto de Geociências (IG/Unicamp), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com Análise Geossistêmica da Paisagem, Vulnerabilidade, Suscetibilidade, Exposição e Resiliência às inundações; Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase na conservação da água, solo e cobertura vegetal.

Confira esse episódio no player abaixo:

 Você pode ouvir e assistir ao podcast Conexão ADunicamp nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *