Conexão ADunicamp | #EP53 | Dois olhares sobre Gaza


 

As origens do atual conflito em Gaza remontam a décadas, desde a criação do Estado de Israel em 1948. E há múltiplas interpretações sobre o processo que resultou na tragédia humanitária do atual conflito.

Neste episódio do podcast Conexão ADunicamp apresentamos duas entrevistas, com dois pensadores historicamente envolvidos com a questão e que nos apresentam diferentes olhares sobre ela.

Entrevistado em dezembro, logo após o início do conflito, Abdel Latif Hasan é médico palestino e membro da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil). Marcelo Firer, de origem israelense, foi entrevistado em janeiro. Ele é docente no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC/Unicamp).

As duas entrevistas foram feitas separadamente, pois não era o objetivo da ADunicamp provocar uma mesa de debates, mas sim trazer à luz os diferentes olhares sobre o tema que coabitam na comunidade acadêmica. Os objetivos foram formar e informar.

Os dois entrevistados responderam às mesmas 10 perguntas, previamente encaminhadas a eles e formuladas por estudiosos da história e geopolítica daquela região, o professor Edson Joaquim dos Santos (Cotuca) e André Kaysel (IFCH).

Ambos os entrevistados deixaram claro que se opõem ao atual conflito, mas falam com diferentes opiniões sobre o contexto histórico de como ele emergiu. E também analisam as posições da diplomacia brasileira, da ONU, da sociedade civil internacional e de grupos religiosos brasileiros sobre o tema.

Assista ao #Ep53 no player abaixo:

Você também pode conferir o Podcast Conexão ADunicamp nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.

 CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão (Coisa Musical)
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *