As fecundas sementes deixadas pela professora Mena


Em homenagem póstuma à professora Maria Filomena de Gouveia Vilela, a Mena como era conhecida por todos(as), Conexão ADunicamp divulga novamente o podcast gravado com ela e com o professor Gustavo Tenório Cunha (FCM) e lançado em 3 de fevereiro de 2022 (assista abaixo).

Falecida prematuramente, no dia 27 de janeiro, Mena era professora aposentada da área de Enfermagem em Saúde Pública da FEnf (Faculdade de Enfermagem) da Unicamp, com uma vida marcada pela defesa da saúde pública e democrática. Lutou incansavelmente pela construção e qualidade do SUS (Sistema Único de Saúde), foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e integrava ativamente o Abrasco (Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e atuou, ao longo de muitos anos, como apoiadora do Cosems-SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo).

Mena sempre esteve ao lado da ADunicamp, onde era querida por todos(as), nas lutas por uma universidade pública, democrática e socialmente referenciada.

Mineira de nascimento, seu amor pela vida e pela humanidade se estendeu também ao campo das artes. Como poeta, publicou o livro “Outras Essências e Aquarelas”, no qual manifesta imenso carinho com as pessoas e com a vida. E nos anima à luta permanente por um mundo mais justo e igualitário.

Uma perda irreparável, mas que nos deixou profundas e fecundas sementes!

O Episódio 7 do PODCASTADU foi publicado originalmente aqui


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *