Audiência discute os desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica


Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de agosto de 2023, ocorreu a audiência pública sobre os “desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”. Realizada no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, a audiência fez parte da agenda organizada pelo Observatório do Conhecimento, que, além de audiências públicas, contou com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas (confira aqui). A ADunicamp esteve presente, sendo representada pela Professora Diama Bhadra Vale (FCM/Unicamp).

A inclusão do tema na agenda do Observatório do Conhecimento se faz necessário, principalmente com recentementes resultados de pesquisas sobre a presença das mulheres na carreira científica. Segundo os dados disponibilizados pelo CNPq, as mulheres são contempladas com 60% das bolsas de iniciação científica, número que cai para 52% no mestrado e 50% no doutorado. Ofertadas pela CAPES, apenas 35% das bolsas de produtividade, concedidas no topo da carreira, são concedidas às pesquisadoras. No total da pós-graduação, entre bolsistas e não bolsistas no mestrado e doutorado, 54% são mulheres, mas, sua participação cai à medida que aumenta-se o nível de formação.

Entre as docentes, o infográfico do GEMMAA (confira aqui), “Mulheres na ciência brasileira”, mostra que o gênero feminino é minoria em quase todas as temáticas, alcançando equidade ou maior participação em somente 34% das 80 áreas classificadas pela CAPES. Em uma comunidade acadêmica que totaliza 105.575 docentes ligados a programas de mestrado e doutorado, 58% são homens e 42% são mulheres.

Diante disso, e atendendo à solicitação do Observatório do Conhecimento, a Deputada Ana Pimentel (PT/MG) protocolou requerimento que possibilitou a realização da audiência. Compuseram a mesa: Mercedes Bustamante, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Luana Bonone, Coordenadora Geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Cristiana Brito, Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Isabela Fernandes Andrade, Reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES); Ana Priscila, Vice-presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares, Presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG); Letícia de Oliveira, Representante da Parent in Science; Dalila Andrade Oliveira, Diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Diama Bhadra Vale, Professora da UNICAMP, Diretora da ADunicamp e representante do Observatório do Conhecimento.

ASSISTA
A audiência foi transmitida via Canal da Câmara dos Deputados no Youtube e pode ser assistida no player abaixo:

SOBRE O OBSERVATÓRIO
O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por Associações e Sindicatos de Docentes de universidades de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa que se articula em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e da liberdade acadêmica. Iniciativa suprapartidária e independente, o Observatório do Conhecimento se mobiliza para enfrentar os cortes de investimentos no orçamento do ensino superior, além de monitorar e denunciar políticas e práticas de perseguição ideológica a reitores, professores, alunos e pesquisadores. A ADunicamp é uma das entidades fundadoras do Observatório. Conheça o Observatório neste link.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *